Os alunos do 4.º ano da EB n.º 4 dos Pinheirinhos foram recebidos no gabinete da presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira. Para muitos deles, esta foi a primeira vez que estiveram com a pessoa que, como sintetizaram com a simplicidade própria das crianças, “manda em Setúbal”.

A autarca explicou como os cidadãos se podem candidatar à função que desempenha, falou sobre os compromissos que os candidatos assumem com os eleitores e deu exemplos de propostas eleitorais. Maria das Dores Meira assumiu que gosta muito do que faz e que adora Setúbal.

O local seguinte da visita dos alunos dos Pinheirinhos no âmbito do Dia Internacional dos Arquivos, sob o lema “A viagem do Golfinho arquivista e da Sardinha documento ao mundo do poder local”, foi o Arquivo Municipal de Setúbal, onde representaram uma peça de teatro, escrita pelos responsáveis daquele serviço, que retrata o quotidiano de 1514, ano em que foi concedido o Foral Manuelino à então vila.

Já os alunos da turma de 3.º e 4.º anos da EB Montinho da Cotovia, igualmente envolvidos nesta ação, participaram noutras atividades, iniciando a visita com o jogo de perguntas e respostas “ArquiParty”, desenvolvido na sequência de visitas do Arquivo Municipal de Setúbal a escolas através do projeto AnimArq, que divulga, de forma lúdico-pedagógica, os aspetos relacionados com o património documental.

As crianças simularam uma reunião de Câmara, onde foram aprovadas propostas através da votação. Em seguida, acompanhadas da presidente da Autarquia, estiveram no serviço municipal onde, nomeadamente, são transcritas as gravações de cada sessão para a elaboração de uma ata.

A finalizar a manhã, estes alunos visitaram o Arquivo Municipal de Setúbal.