Com a entrada de 16 voluntários, a equipa da delegação de Setúbal passa a contar com o envolvimento e dedicação de 80 cidadãos na prestação de serviços humanitários disponibilizados pela Cruz Vermelha.

A cerimónia, dirigida pelo major-general Governo Maia, vogal da Cruz Vermelha nacional, contou com as presenças do vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, do presidente da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha, Duarte Machado, e de representantes de várias instituições públicas, de segurança e proteção civil.

Os 16 novos voluntários da delegação setubalense, na maioria com idades entre os 20 e os 30 anos, vão desempenhar funções em vários setores de intervenção social e humanitária da Cruz Vermelha local, com especial ênfase na área da emergência pré-hospitalar.

O curso, da responsabilidade da delegação de Setúbal, foi ministrado no concelho e teve início em setembro de 2012, sendo constituído por mais de 500 horas de formação.

A cerimónia de compromisso de honra realizada este fim de semana incluiu, ainda, uma homenagem ao Voluntário, a leitura dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha, a apresentação da bandeira da Cruz Vermelha e condecorações atribuídas a esta instituição humanitária, a imposição de boinas após o juramento e um desfile perante a bandeira da Cruz Vermelha.

Durante a sessão foram igualmente atribuídas medalhas de ouro por anos de serviço, por mérito e de agradecimento a membros da delegação de Setúbal.