Tortas de Azeitão e Moscatel de Setúbal

Workshops de culinária e de artesanato, feiras de produtos regionais e uma exposição integram a primeira edição do novo programa Setúbal ao Vivo, a decorrer na Casa da Baía, entre agosto e outubro.


O evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como objetivo divulgar e promover os produtos e as artes e saberes da região, através de workshops, demonstrativos e práticos, e de duas mostras de sabores e saberes.

Em agosto, o Setúbal ao Vivo inclui, no dia 22, das 17h00 às 20h00, um workshop de doçaria no qual a formadora Olga Pedrosa mostra três versões diferentes para a confeção das tradicionais tortas de Azeitão. O valor de inscrição é de seis euros por pessoa.

Segue-se, a 29, uma oficina de Pintura de Peças Cerâmicas e Esgrafito de Cerâmica, pela formadora Ana Paula Lança, a decorrer das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30. O preço da inscrição, que inclui o material de trabalho, é de 35 euros por pessoa.

A programação de setembro inclui workshops de pastéis de nata no dia 5, entre as 09h30 e as 12h30, dinamizado por Nuno Gil, com o custo de três euros por cada participante, e de feijoada de choco, a 12, das 10h30 às 13h00, pela Tiago Catering, com o preço de inscrição de oito euros.

Já Domingos Cruz, da Doces Afetos, ensina a confecionar sortidos de bolos para acompanhar chá, com açúcar, no dia 19, e sem açúcar, a 26, ambos a decorrer entre as 10h00 e as 12h30, com o preço de inscrição de três euros para cada.

Ainda em setembro, no dia 22, das 18h00 às 20h00, a formadora Maria Cristina Viegas conduz um workshop sobre Pintura de Azulejos, com o valor de inscrição dez euros por participante.

Em outubro, o programa contempla workshops de confeção de esses de Azeitão, no dia 3, das 11h00 às 13h00, por Alzira Silva. O valor de inscrição é de seis euros por participante, respetivamente.

No dia 17, o chef Álvaro Santos ensina a cozinhar couve lombarda com farinheira numa sessão a decorrer entre as 15h00 e as 18h00, com o valor de oito euros por pessoa.

As oficinas de culinária incluem sempre degustação dos pratos e doces confecionados durante a sessão e nos workshops de artesanato os participantes podem levar para casa os trabalhos realizados.

A participação implica inscrição prévia através do contacto telefónico 265 545 010 ou do endereço de correio eletrónico correio.ditur@mun-setubal.pt.

Além dos workshops de culinária e de artesanato, o programa Setúbal ao Vivo inclui a realização de duas mostras de saberes e sabores de Setúbal, a decorrer em setembro e outubro, defronte da Casa da Baía.

A primeira mostra, entre os dias 12 e 15, integra as Comemorações Bocagianas, e a segunda, nos dias 26 e 27, assinala as Comemorações do Dia Internacional do Turismo.

A primeira edição do Setúbal ao Vivo inclui ainda a exposição “Plasticus Maritimus – Plásticos marítimos: uma espécie invasora”, com trabalhos de Ana Pêgo sobre os objetos que dão à costa nas praias portuguesas, com inauguração marcada para dia 12 de setembro, às 17h00.

A mostra, de entrada gratuita, pode ser visitada todos os dias, das 09h00 às 20h00, na Casa da Baía, até 10 de outubro.