Baile Barroco envolve o público nas Comemorações Bocagianas 2022

Um conjunto de atividades, com música, literatura, dança e atividades desportivas, integradas nas Comemorações Bocagianas 2022, proporcionou três dias intensos de cultura para todos os públicos.


Uma recriação histórica de finais do século XVIII, na noite de 16 de setembro, envolveu o público na vida quotidiana no tempo do poeta Bocage, com um Baile Barroco realizado nas arcadas dos Paços do Concelho, na Praça de Bocage.

O baile, encenado com trajes de época, despertou a curiosidade das pessoas, convidadas a participar e interagir com os artistas nesta atuação multidisciplinar feita de música, dança, teatro e poesia.

A noite de 16 proporcionou ainda, na Casa Bocage, a tertúlia Vinho e Poesia: Uma Relação Improvável, com declamação de poemas e uma degustação vínica.

O evento, realizado em parceria com a Quinta de Catralvos, o Centro de Estudos Bocageanos e a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, que se repetiu no sábado, contou com a participação do grupo de teatro municipal (Em)Cena.

Destaque ainda na noite 16 de setembro para o concerto dos Sound People, que regressaram à Casa da Baía com o concerto Blues&Bossa.

No dia 17, o programa das Comemorações Bocagianas 2022, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal com vários apoios e parcerias, continuou com um vasto leque de atividades culturais para todos os públicos.

De manhã, a Igreja de Jesus recebeu o concerto Os Contemporâneos de Bocage | Haydn, Mozart e Beethoven, com solistas da Orquestra de Câmara de Sintra e a participação especial da Associação Cultural TOMA.

O espetáculo, integrado no ciclo de concertos Convento ConVida, realizado regularmente, teve como protagonistas Nelson Nogueira, no violino, Eurico Cardoso, viola, e Abel Gomes, violoncelo.

Destaque ainda, na noite de 17, nas arcadas dos Paços do Concelho, para a VIII edição da Serenata Fado de Coimbra em Setúbal, que evocou Adriano Correia de Oliveira no contexto dos 40/80 anos.

O espetáculo, organizado pelo Núcleo de Poesia de Setúbal, foi apresentado pelo fadista Manuel Guerra Henriques e contou com as participações dos grupos Raízes de Coimbra, Tertúlia Coimbrã de Miratejo e Coimbra no Sado.

O programa das Comemorações Bocagianas 2022 levou ainda, a 17, à Casa da Cultura, uma conferência do Centro de Estudos Bocageanos, conduzida por Álvaro Arranja, que explanou sobre Imagens do Centenário de Bocage em 1905.

A 18 as festividades reservaram mais duas atividades, incluindo a II edição do Peddy Paper El Mano Sadino, com uma prova de orientação pela Herdade da Mourisca para descobrir o poeta Bocage.

Destaque ainda para o 18.º Festival de Bandas da Cidade de Setúbal, com a Banda da Escola de Música de Mafra, a Banda Filarmónica de Monte Redondo e a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Os conjuntos musicais apresentaram-se à cidade em dois momentos de atuação para o público realizados de manhã, no Largo da Misericórdia, no qual decorreu a cerimónia de receção, e, à tarde, na Praça de Bocage.

O programa das Comemorações Bocagianas 2022 incluiu também, nos dias 16, 17 e 18, a realização dos Setúbal Cross Games, com atividades repartidas entre o Auditório José Afonso e o Parque Urbano de Albarquel.

Centena e meia de atletas de crossfit participam no evento organizado pelo Cross Fit O Covil, o qual contou com vários desafios físicos que colocam à prova a condição física e os limites dos atletas desta modalidade.

Integrado nas Comemorações Bocagianas deste ano está também o 7.º Internacional Sado – Campeonato Exóticos, exposição de aves do Clube Ornitológico de Setúbal que pode ser vista até dia 21 na EB 2,3 Luísa Todi.

O programa das Comemorações Bocagianas 2022, com atividades a decorrer até ao final de setembro, pode ser consultado aqui.

 

Documentos Relacionados