32° Céu limpo
All Saints Bay Brazil - palestra e dança

A cultura do nordeste brasileiro foi apresentada no dia 18 na Casa da Baia, numa palestra que contou com uma sessão de danças populares do Brasil.


A iniciativa All Saints Bay – Brazil, conduzida pelos professores de dança Cynthia Santos e Marcus Faria, mostrou a cultura diversificada do nordeste brasileiro, conhecida pelas influências indígenas, africanas e europeias, e os costumes e as tradições daquela área brasileira.

O Nordeste, a primeira zona colonizada por portugueses, tem uma cultura particular, típica e variada, com bases luso-brasileiras e influências africanas, da costa de Pernambuco à Baía e ao Maranhão, e ameríndias, na região do Sertão.

A riqueza cultural da região é visível para além das manifestações folclóricas e populares. A literatura, a música erudita e a música e a dança popular, o artesanato, a culinária e a religião integram também a riqueza do Nordeste.

Através da dança e da música, a palestra, inserida na iniciativa “O Movimento das Baías”, deu a conhecer os hábitos culturais de alguns países associados ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, do qual Setúbal faz parte.