Feira de Sant´Iago

A Feira de Sant’Iago, realizada anualmente no Parque Santiago, durante a última semana de julho e a primeira de agosto, assume-se como uma das maiores e mais importantes festas populares a sul do país, enquanto polo expressivo de oferta de cultura e lazer à população local e aos que nos visitam, contabilizando mais de 400 mil visitantes a cada edição.

Apesar de se realizar há mais de quatro séculos, tendo já percorrido várias localizações, a Feira de Sant’Iago consegue sempre surpreender pela renovação e inovação que apresenta a quem a visita.

A Feira de Sant’Iago é caracterizada por espetáculos musicais e animações de rua para todos os públicos, pelos habituais stands de artesanato, tasquinhas gastronómicas e divertimentos variados, a par de zonas de atividade desportiva e de lazer, áreas institucionais e do tecido empresarial da região, que captam as atenções dos visitantes, sobretudo a exposição da Câmara Municipal de Setúbal, na principal entrada do recinto.

Subordinada anualmente a um tema específico, a Feira de Sant’Iago assume-se como um local de encontro e de experiências, desde as mais tradicionais às interativas, um espaço onde as atrações atingem uma vasta diversidade de públicos, dos mais aos menos jovens, dos que gostam de fado aos que gostam de hip hop, dos que preferem comer uma fartura aos que não dispensam o choco frito e provas de vinhos.

Noites da Baía

As Noites da Baía qualificam e diversificam a oferta de espetáculos em Setúbal, promovendo, também, os diferentes espaços da Casa Baía.

Atuações ao vivo, maioritariamente musicais, complementam a oferta cultural proporcionada à população e ao turismo do concelho.

Mercado Quinhentista

Viagem no tempo, até ao século XVI, que junta no Forte de São Filipe músicos, dançarinos, malabaristas, comediantes, teatro de rua e espetáculos noturnos, alguns deles com fogo.

O extenso programa do Mercado Quinhentista de Setúbal inclui dezenas de tendas com comida e bebida inspiradas na época, num ambiente que envolve as muralhas do principal forte sadino ao período em que o rei D. Filipe I visitou a então vila para ver com os próprios olhos as muralhas que mandou erigir.

O certame conta habitualmente com exibições de aves de rapina, jogos típicos da sociedade de 1500, demonstrações de combate com armas antigas e venda de artesanato.

Setúbal Summer Fridays

O Setúbal Summer Fridays consiste num programa de animações de rua e lazer direcionado para os setubalenses e turistas e pretende contribuir para a revitalização do Centro Histórico da cidade, com especial incidência para a Baixa comercial e zona poente da Avenida Luísa Todi.

Caracterizado por performances de teatro, música, dança, artes circenses, entre outras manifestações artísticas, tem início no dia 15 de junho e termina a 14 de setembro. Na Baixa comercial acontece todas as sextas-feiras, no período da noite, durante este intervalo de tempo. Na zona poente da Avenida Luísa Todi ocorre nas noites de 15 de junho, 13 de julho, 17 de agosto e 14 de setembro.

Noites do Forte

As noites quentes de sábado, entre julho e setembro, levam ao Forte de São Filipe atuações musicais num formato intimista.

Com vista para uma das Mais Belas Baías do Mundo, a esplanada do bar do forte transforma-se no sítio ideal para relaxar ao som de música ao vivo e com a melhor panorâmica para a cidade e o Sado.

Semana do Mar

A Semana do Mar é um acontecimento anual, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, em parceria com a Marinha Portuguesa e a Aporvela.

De acordo com as atividades planeadas, decorre em vários espaços da cidade como o Fórum Luísa Todi, o edifício da Docapesca e o cais 2 do Porto de Setúbal.

É um evento que privilegia a celebração da relação entre a cidade, o rio e o mar, divulgando atividades relacionadas com a denominada economia azul e promovendo o turismo na região.

A Semana do Mar inclui atividades como visitas a navios emblemáticos da Marinha (NRP Sagres e NRP Creoula), passeios gratuitos em embarcações especiais da Marinha e de tradicionais do rio Sado, seminários, uma regata, animação musical e gastronómica e fogo de artifício.

 

Setúbal Christmas Fest

O Setúbal Christmas Fest é um programa de animações de rua e atividades culturais, desportivas e de lazer relacionadas com a temática do Natal.

Direcionado para os setubalenses e visitantes do concelho contribui para a revitalização do Centro Histórico, com especial incidência para a Baixa comercial.

Decorre ao longo do mês de dezembro e além das iniciativas orientadas especificamente para o público infantil, inclui as decorações e iluminações de rua próprias da quadra, assim como a realização do STB Christmas Market, com a comercialização de artesanato diversificado e stands de gastronomia regional.

Fim de Ano Azul

Com o Sado a servir de palco para um espetáculo de fogo de artifício inesquecível, o Fim de Ano Azul marca a entrada no ano novo, cheio de animação.

Setúbal é o destino de eleição para a “noite mais longa” do ano, onde a hotelaria, a restauração, os bares, a street food e os concertos juntam milhares de pessoas à beira-rio, numa festa para toda a família.