Dia da Cultura Húngara 2022 - Casa da Baía

Demonstrações de música e dança, a par de gastronomia e workshops com diversas manifestações artísticas, foram atrativos para dar a conhecer aspetos da cultura húngara num programa especial realizado a 14 de maio na Casa da Baía.


O Dia da Cultura Húngara começou com intervenções da vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, do embaixador da Hungria em Lisboa, Miklós Halmai, do vice-presidente da Câmara de Debrecen, István Puskás, e do presidente da Associação Cultural Novas Ideias Setúbal Academy, Fernando Cruz.

A autarca setubalense destacou que Setúbal sempre foi uma “cidade multicultural e aberta a todos” e foi nesse sentido que surgiu a geminação com o município de Drebecen, com o qual a autarquia sadina “está empenhada em dinamizar projetos conjuntos em diversas áreas”.

O evento continuou com exibições de danças folclóricas workkshops pelo grupo Hajdú e apontamentos musicais com ritmos de jazz e música tradicional húngara pelo trio Contempo, que deu a conhecer o instrumento tradicional húngaro cimbalom.

Houve ainda lugar a provas gastronómicas de doces e salgados húngaros, um workshop criativo de pintura de imagens tipicamente húngaras e outro dedicado ao sistema de escrita das runas e um quizz em que os vencedores ganharam produtos típicos da Hungria.

O evento contou ainda com ainda com exposições, patentes na Casa da Baía, sobre “Tesouros Naturais do Grupo de Visegrád” e “Húngaros no Futebol Português” e uma terceira mostra sobre o último rei húngaro, Carlos de Habsburgo, falecido há cem anos e cujo túmulo se encontra na Madeira.

O Dia da Cultura Húngara, promovido pela Embaixada da Hungria, pela Câmara de Setúbal e pela Associação Cultural Novas Ideias, integra um programa municipal mais abrangente, iniciado a 14 de outubro com o Dia da Cultura Coreana, que visa a divulgação dos costumes e culturas de outros países junto dos setubalenses.