13° Céu limpo
Dentro de Casa #2 | A Porta Amarela

Concertos, atividades pedagógicas e uma exposição são algumas das sugestões da programação que a Casa da Cultura proporciona à população em formato online durante o atual período de confinamento.


O equipamento municipal recebe, uma vez mais, um programa eclético e gratuito, que leva cultura aos públicos à distância de um clique, o que, em simultâneo, constitui um importante apoio para os agentes culturais numa altura particularmente difícil.

O “Dentro de Casa #2”, cujos conteúdos são gravados em residências de artistas e também na Casa da Cultura, são difundidos online na página de internet e na página de facebook deste equipamento.

Uma exposição de Sérgio Braz d’Almeida, intitulada “Still(H)e(a)ven”, um projeto visual construído ao longo de dois anos em residências artísticas por diversas cidades, deu início, a 6 de fevereiro, a este novo ciclo de programação cultural.

Seguiu-se, a 13 de fevereiro, a atividade para os mais novos “Bolas e Bolinhas”, por A Porta Amarela – Vamos Brincar. Mais tarde, houve um concerto do ciclo Emergências com a cantautora venezuelana Yosune, com sonoridades folk e ritmos sul-americanos.

No dia 17, houve nova atividade infantil, intitulada “Pau Pedra Linha”, por A Porta Amarela, enquanto a 19, às 18h00, o músico Renato Sousa dá um concerto no âmbito do ciclo Emergências.

A 20, há dose dupla de iniciativas para a pequenada. A primeira, às 11h00, revela “Um Jardim Suspenso”, por A Porta Amarela – Vamos Brincar, a que segue, às 18h00, a oficina e animação de leitura “Às Páginas Tantas… Quantas?”, dinamizada por A Casa Invisível.

Em fevereiro, o “Dentro de Casa #2” reserva ainda os eventos pedagógicos “As Janelas da Minha Janela?”, a 24, às 15h30, e “Estados da Água”, a 27, às 11h00, ambos a cargo de A Porta Amarela – Vamos Brincar.

A programação de março começa logo no dia 3, às 15h30, com “Brincar às Cores”, por A Porta Amarela – Vamos Brincar.

No dia 6, às 11h00, a mesma associação traz surpresas “Dentro de Um Copo de Água”, enquanto às 18h00 o músico Tiago Sousa partilha músicas de piano em concerto do ciclo Emergências.

“Soooopro de Vento”, a 10, às 15h30, e “Sombras, a 13, às 11h00, são mais dois eventos para os mais novos partilhados online por A Porta Amarela – Vamos Brincar.

No dia 13, às 18h00, há uma atuação de jazz pelo músico Luís Barrigas, em concerto do ciclo Emergências, enquanto a 17, às 15h30, A Porta Amarela – Vamos Brincar traz “Chuvinha Colorida”.

A 20, às 15h00, há nova sessão da oficina e animação de leitura “Às Páginas Tantas… Quantas”, por a Casa Invisível, e um concerto, às 18h00, por Urso Bardo, banda lisboeta de música instrumental, no âmbito do ciclo Emergências.

A programação de março do “Dentro em Casa #2” culmina a 27, às 18h00, com um concerto de Paula Sousa no âmbito da rubrica Círculo de Jazz.