Fórum Luísa Todi

Os equipamentos culturais de Setúbal retomaram a atividade regular, com exposições já a decorrer nalguns equipamentos e com a maior sala de espetáculos do concelho, o Fórum Municipal Luísa Todi, a reiniciar a programação no dia 19.


Sempre em respeito com as normas atualmente em vigor para contenção da pandemia de Covid-19, a utilização dos espaços culturais exige o uso de máscara, o condicionamento da circulação dos utentes, a higienização dos espaços entre atividades e a limitação das lotações consoante as características de cada equipamento.

O Fórum Municipal Luísa Todi retoma, assim, a partir do dia 19, as exibições regulares às segundas-feiras, sempre a partir das 19h00, as sessões de cinema da Lauro António Masterclass.

No âmbito das comemorações do 25 de Abril, a sala recebe, dia 21, às 20h00, o concerto “Luta Livre”, projeto musical e multimédia de Luís Varatojo, e, dia 22, às 19h00, “Grito de Liberdade”, projeto municipal que desafiou para a reinterpretação de temas ligados à Revolução dos Cravos artistas de diferentes quadrantes estéticos, como Noitibó, Enock, Da Bad Juju’s Band, O James, Honeydew, Maria Roque & Inês Bártolo, Maria D’Vari, Cadita e Ohmonizciente & Zé Zambujo.

“Abril é de Todos”, espetáculo agendado para o dia 23, às 20h30, também no Fórum Luísa Todi, junta mais de 30 vozes de Setúbal, provenientes de diferentes estilos musicais, em torno de um projeto colaborativo em que interpretam os temas de Abril que marcaram os artistas envolvidos.

A Sessão Solene do 25 de Abril da Assembleia Municipal, que inclui uma evocação de Ary dos Santos, está também marcada para aquela sala setubalense, no domingo, Dia da Liberdade, às 10h00.

Ainda no âmbito da retoma da programação regular do Fórum Luísa Todi e para assinalar o Dia Mundial da Dança, estão agendados para os dias 29 e 30 de abril, sempre às 20h30, espetáculos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

A Casa da Cultura já tem as portas abertas ao público desde o dia 6, data da inauguração da exposição de Sérgio Braz d’Almeida, integrado no projeto Mural18, da Área Metropolitana de Lisboa.

Além da reabertura, no início do mês, da esplanada do Café das Artes, no Pátio do Dimas, a Casa da Cultura retoma, a partir do dia 19, as aulas de música, em prática a partir de parcerias estabelecidas entre o município e coletividades locais, e dá também destaque a atividades relacionadas com as comemorações do 25 do Abril, nomeadamente com sessões de cinema, tertúlias e conferências.

O Cinema Charlot – Auditório Municipal recupera a programação regular também a 19 de abril, com sessões de cinema organizadas pela Associação Cultural Festroia. As exibições decorrem de segunda a quarta-feira às 20h00, às quintas e sextas-feiras, às 18h00 e às 20h00, e, aos sábados e domingos, às 11h00.

Por sua vez, A Gráfica – Centro de Criação Artística estreia “Paz Perpétua”.

A produção do Teatro Estúdio Fontenova sobre ao palco nos dias 21, 22 e 23, às 20h00, e a 24 e 25, às 11h00.

Ainda naquele polo de criação setubalense de criação artística, o Atelier 2: Pontos prepara a exposição “Rasgo”, a apresentar em julho, o mesmo mês em que Francisco Camacho estreia o projeto “Viagem Sentimental” no âmbito da MAPS – Mostra de Artes Performativas de Setúbal.

Toda a programação calendarizada para os espaços culturais de Setúbal, além das regras de contenção da pandemia atualmente em prática, está adaptada para respeitar os horários atualmente estabelecidos pelas entidades reguladoras, com o fim das atividades a ocorrerem às 23h00 durante a semana e aos sábados e domingos às 13h00.