13° Parcialmente nublado
EXIB Música - logo

O I Encontro Gestão Musical e a Cidade, de promoção de uma gestão cultural sustentável, com inscrições abertas, realiza-se nos dias 13 e 14 de junho, no âmbito do EXIB Música, evento internacional dedicado à música ibero-americana a realizar em Setúbal. 


O encontro, destinado a profissionais do setor, com inscrições pagas, a decorrerem online nesta ligação, assume-se como um laboratório de inovação para uma gestão cultural e musical sustentável, gerando linhas de colaboração para a criação de eventos culturais e festivais de inovação sustentáveis.

A primeira parte do encontro, no dia 13, entre as 10h00 e as 13h00, decorre no Fórum Municipal Luísa Todi, com a abertura dos trabalhos a cargo da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Segue-se a conferência “Espaço Cultural Ibero-americano: diversidade e cidadania”, no qual Ana Paula Laborinho, diretora da Organização dos Estados Ibero-Americanos OEI – Portugal, aborda temas como economia laranja, cultura digital, redes de cooperação e desenvolvimento sustentável.

“Cultura como IV pilar do desenvolvimento, cidades culturalmente sustentáveis” é o tema da segunda conferência, dinamizada pelo mexicano Enrique Glockner, diretor do Congresso Megalópole e especialista em Agenda 21 para a Cultura.

A primeira manhã do Encontro Gestão Musical e a Cidade termina com a conferência “Gestão Musical, sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do SDG”, por Adriana Pedret, diretora da Iberoamérica Musical e diretora-geral da EXIB Música, que reflete sobre os novos quadros de referência para entender a gestão cultural e musical.

Na parte da tarde, entre as 15h00 e as 17h45, o evento passa para o auditório da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, onde se realizam os painéis “O papel da cultura e da música no plano estratégico da cidade”, “Planejando Juntos na Cultura Sustentável”, “Fortalecer a ligação entre as comunidades e seu meio ambiente, construindo e sustentando vidas culturais vibrantes e ambientes urbanos de qualidade” e “Possíveis audiências, direitos dos cidadãos, inclusão e diversidade”.

No dia 14, entre as 10h00 e as 12h00, também na Escola de Hotelaria e Turismo, o tema em análise é “Música e Património. Apostando em projetos musicais que protegem a memória”.

Segue-se, das 12h00 às 14h00, uma reflexão sobre “A relação entre patrocínio privado, gestão musical e empreendedorismo independente” e o Laboratório de Experiências EXIB Lab, que visa proporcionar ferramentas para medir o impacte do gerenciamento de músicas, dinamizado por Enrique Glockner.

O I Encontro Gestão Musical e a Cidade integra o programa do V EXIB Música – Mostra Mundial da Música Ibero-Americana, a realizar nos dias 13, 14 e 15 de junho, em Setúbal, com o objetivo de promover a difusão cultural da América Latina, bem como fomentar o diálogo intercultural com a Europa, incentivando a circulação artística e um melhor conhecimento da diversidade musical e cultural da região ibero-americana.

O evento foi distinguido, pelo terceiro ano, pela EFA – Associação Europeia de Festivais, apoiada pela União Europeia, com a EFFE Etiqueta 2019-2020, certificado de qualidade que atesta a plataforma de interesse cultural.

O V EXIB Música promove em Setúbal um conjunto alargado de iniciativas de intercâmbio de experiências entre artistas e outros profissionais da América Latina e da Península Ibérica ligados ao universo musical.

Além destas atividades, o evento apresenta um cartaz de concertos de 18 bandas e projetos individuais oriundos dos 21 países ibero-americanos.

O certame, que conta com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal na edição de 2019, é organizado pela entidade espanhola EXIB Música – Expo Ibero Americana de Música.