O Dia Mais Curto, evento que se realiza pelo quinto ano consecutivo, a decorrer em várias cidades do país, entre as quais Setúbal, é organizado a nível nacional pela Agência da Curta Metragem, para promover o cinema em formato curto e proporcionar ao público a oportunidade de descobrir um grande número de cineastas e as suas obras.

Em Setúbal, a Câmara Municipal promove quatro sessões a 20, no Fórum Municipal Luísa Todi, e a 21, na Casa da Cultura e no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

A sessão “Curtas do Mundo”, com início às 23h59, no dia 20, destinada a maiores de 12 anos, conta com as exibições das obras “Saudações desde Aleppo”, documentário de Thomas Vroege, Issa Touma e Floor Van Der Meulen, “Retocar”, de Kaveh Mazaheri, “A Comunidade”, de Salomé Lamas, e “Kapitalistis”, de Pablo Muños Gomez.

O programa prossegue no dia seguinte, às 10h30, na Casa da Cultura, com a sessão “Amiguinhos”, na qual são exibidas oito curtas-metragens de animação para crianças, a partir dos 3 anos.

“Some Logic”, de Rop van Mierlo, “Doninha”, de Timon Leder, “Bom dia Lua”, de Christoph Brehme, “Dois Amigos”, de Natalia Chernysheva, “Teddy o ursinho descontraído”, de Tomislav Gregl, “Ginjas”, de Zepe Humberto Santana, “A raposa pequenina”, de Aline Quertain, Sylwia Szkiladz, e “O Gato do Espaço”, de Nacho Rodriguez são os filmes a exibir nesta sessão.

À tarde, a partir das 14h00, também na Casa da Cultura, há “Curtinhas para todos”, destinadas a toda a família, com a projeção de “Caminho dos Gigantes”, de Alois di Leo, “Chika, O Cão No Gueto”, de Sandra SchieBi, “O Homem de Bolso”, de Ana Chubinidze, “Foi o Fio”, de Patrícia Figueiredo, e “Jubileu”, de Coralie Soudet, Charlotte Piogé, Marion Duvert, Marion El Kadiri e Agathe Marmion.

O evento termina à noite, às 21h30, com a sessão “Novas Curtas Portuguesas”, a realizar-se no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

“Thursday Night”, de Gonçalo Almeida, “Última chamada”, de Sara Barbas, “Água Mole”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, “O Homem Eterno”, de Luís Costa, “Surpresa”, de Paulo Patrício, e “Cidade Pequena”, de Diogo Costa Amarante, são as películas nacionais a exibir nesta sessão.

Setúbal celebra desta forma o evento cinematográfico criado para assinalar a altura em que o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao solstício de inverno, a 21 de dezembro, naquele que é o dia mais curto do ano.

Este fenómeno astronómico inspirou a criação de O Dia Mais Curto, nascido em França, em 2012, para celebrar o cinema no formato curto e que rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo, atualmente, organizado em simultâneo em dezenas de países.

Durante todo o mês de dezembro, culminando no dia 21, estão previstas sessões em várias cidades do país com uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais para toda a família.