Quinze trabalhos na categoria Ficção, 11 em Animação, sete em Escolar e seis em Documentário Regional, num total de 39 obras selecionadas, estão a concurso no Curtas Sadinas 2013, com a exibição dos filmes agendada entre os dias 10 e 12 de maio, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O concurso distingue obras nas categorias de Animação e Ficção, cada uma com prémios de dois mil euros, Documentário Regional, com o vencedor a receber 1500 euros, e Curta-Metragem Escolar, premiada com mil euros.

Adicionalmente à parte competitiva, o concurso promove uma série de atividades, ao longo do ano, como as “Conversas com Realizadores”, com a presença de jovens cineastas locais, nas quais se discutem com os criadores os processos de elaboração das suas obras.

“As Curtas Vão à Escola” e “Pais e Filhos”, para públicos infanto-juvenis, são outras iniciativas, com a exibição de seleções de curtas-metragens provenientes dos espólios disponíveis das edições anteriores do concurso e do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

Em 2013, o Curtas Sadinas, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, tem como parceiros a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação Festroia, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Casa d’Avenida, o Passo do Olival e o Setúbal na Rede.

São igualmente parceiros do projeto a revista online "Rua de Baixo" e os festivais "Monstra", responsável pela exibição de uma seleção especial para escolas no decurso do Curtas Sadinas, e “Shortcutz Lisboa”.