Maria das Dores Meira falou na sessão de abertura do encontro “Maus Tratos e Violência na Deficiência”, realizado ao longo do dia no Auditório Municipal Charlot, no âmbito da 3.ª Semana Temática da Deficiência, a decorrer entre os dias 13 e 17.

Para a autarca, só através de iniciativas como a do encontro do dia 14 é que é possível contribuir “para alterar mentalidades e comportamentos que todos identificam como indesejáveis e inadequados”.

A edil sublinhou, igualmente, que este tipo de encontros contribui “para a sensibilização e o reconhecimento do papel das associações no desenvolvimento local”.

No discurso de abertura do encontro, que contou com cerca de 80 participantes, Maria das Dores Meira salientou que “prevenir e habilitar [pessoas com deficiências] desde cedo revela ganhos futuros”.

Uma atuação “global”, envolvendo as famílias, as escolas, as instituições e o Estado, com coordenação entre serviços e investindo na investigação e na prevenção, é o caminho preconizado pela presidente da Câmara de Setúbal para “alargar e aumentar a qualidade das respostas” na melhoria da qualidade de vida e da inclusão social das pessoas com deficiências.

Esta iniciativa tem como principais objetivos proporcionar uma reflexão sobre a necessidade de mobilização de estruturas e meios da comunidade para garantir a intervenção em situações de maus tratos e violência, criar um local de partilha dos trabalhos desenvolvidos localmente por instituições e debater a importância de sensibilizar para questões relacionadas com maus tratos e violência.

Durante o encontro foram abordados os temas “Enquadramento da problemática dos maus tratos”, “Violência da família e no espaço doméstico. A deficiência… causa ou consequência?”, “Como intervir? Estratégias para a prevenção e intervenção em situações de violência” e “Combate aos preconceitos e estereótipos. O outro lado da violência”.

A 3.ª Semana Temática da Deficiência, organizada pelo Grupo Concelhio para as Deficiências – Setúbal, prossegue até dia 17, promovendo um vasto conjunto de iniciativas lúdicas e de sensibilização para a área das deficiências.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril