Afinal O Que Se Passa Aqui | Maio Dialogo Intercultural_2021

O racismo e a discriminação racial em Portugal estiveram em análise, no dia 25, numa conversa informal, realizada em formato digital, no âmbito do Maio Diálogo Intercultural, programa municipal que assinala a diversidade cultural existente no concelho.


“Afinal o que se passa aqui?!!!” foi o tema da conversa, com transmissão em direto no canal de YouTube do município de Setúbal e que se encontra disponível em https://youtu.be/RhMWKBZlk3c.

O encontro, realizado no Dia de África, contou com os contributos do vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, da presidente da Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana, Luzia Moniz, do autor da campanha contra o discurso de ódio “Dar a volta ao texto”, da Rede Europeia Anti – Pobreza Miguel Januário, e de Lenice Gomes, do SEI – Setúbal, Etnias e Imigração.

As atitudes racistas e discriminatórias, os preconceitos e estereótipos ligados às comunidades migrantes, o colonialismo e seus impactes e a representatividade negra ou falta dela nos espaços públicos foram algumas preocupações evidenciadas pelos convidados e participantes que se juntaram ao debate.

“Importa continuar a combater diariamente o racismo e a discriminação”, sublinhou o vereador Pedro Pina.

A iniciativa “Afinal o que se passa aqui?!!!”, integrada no programa Maio Diálogo Intercultural, foi promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a EAPN – Rede Europeia Anti Pobreza/Núcleo Distrital de Setúbal e a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

O programa municipal promove, em parceria com associações de imigrantes e outras coletividades locais, um conjunto de atividades, este ano em formato exclusivamente online, que fomentam os valores, as atitudes e os comportamentos que apelam ao diálogo, à tolerância, à dignidade e ao igual respeito pelas identidades culturais que compõem o património comum concelhio.