Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas - Mural Defesa da Biodiversidade - Smile -EB 2,3 de Azeitão

A defesa da Serra da Arrábida ganhou um novo aliado em Setúbal, em forma de arte urbana, num mural pintado na Escola Básica de Azeitão, criado no âmbito do projeto municipal “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”.


A obra, da autoria de Smile, nome artístico de Ivo Santos, apresenta como elemento central o pisco-de-peito-ruivo, uma das espécies mais emblemáticas do concelho de Setúbal.

A flora também está representada no mural, com cerca de sete metros de altura e três metros e meio de largura, com os desenhos de uma rosa albardeira e de uma bolota de carrasco-arbóreo, espécie endémica da Serra da Arrábida.

Na parte inferior da pintura sobressai uma caixa de computador com o erro informático na recuperação da biodiversidade, onde se lê a mensagem “Não foi possível encontrar a recuperação.”, de alerta para a perda irreparável da biodiversidade e para a importância da salvaguarda do património natural.

Este graffiti é o terceiro a ser pintado numa escola do concelho no âmbito do projeto “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, desenvolvido pela Câmara Municipal de Setúbal com o objetivo de sensibilizar a população para a adoção de comportamentos que visem a adaptação e mitigação de riscos face às alterações climáticas.

Os outros dois murais, igualmente pintados pelo artista Smile, em fevereiro e março de 2020, encontram-se na Escola Básica de Aranguez e na Escola Básica e Secundária Lima de Freitas.

O mural da Aranguez retrata um cavalo-marinho, um roaz e um choco sufocados por um saco de plástico, todos envoltos nas pradarias marinhas do Estuário do Sado. O da Lima de Freitas está focado na Arrábida, com o elemento central a focar atenções num frasco de vidro, de tampa aberta, com uma floresta no interior.

O “Mês dos Riscos e das Alterações Climáticas”, implementado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, é dinamizado no âmbito do projeto “Comunicação e Sensibilização em Cenários de Risco Associados às Alterações Climáticas”, com financiamento no âmbito do PO SEUR, através do Portugal 2020.

A iniciativa conta com o envolvimento do Centro Hospitalar de Setúbal, do Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, do Instituto Ricardo Jorge – Polo de Águas de Moura e da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida.

Este programa do município, que converge com a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas para gerar participação, divulgação e sensibilização junto da população do concelho sobre a problemática, inclui os contributos da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e da Polícia Marítima.