Descida do Rio Sado

Um passeio fluvial ao largo da costa de Setúbal juntou, no dia 22 de setembro, cerca de meia centena de participantes numa atividade desportiva e turística entre o Moinho de Maré da Mourisca e o Parque Urbano de Albarquel.


Na Descida do Rio Sado, iniciativa que aliou a atividade desportiva à vertente turística num ambiente de despedida dos dias quentes de verão, marcaram presença perto de três dezenas de embarcações, entre canoas e caiaques individuais.

Faltavam poucos minutos para as dez da manhã, no Moinho da Maré da Mourisca, em plena Reserva Natural do Estuário do Sado, quando as embarcações se fizeram à água para o passeio fluvial com cerca de 25 quilómetros, junto da costa setubalense, em direção ao Parque Urbano de Albarquel.

Ao longo de mais de seis horas, sempre com guias, barcos de apoio, entre os quais a embarcação municipal Maravilha do Sado, e com três pontos de descanso, os participantes tiveram oportunidade de desfrutar da paisagem envolvente.

O mau tempo que se fez sentir no dia anterior levou a desistências. “No total, estavam inscritas mais de noventa pessoas e acabaram por aparecer apenas perto de cinquenta”, lamentou Ernesto Lima, da organização do evento desportivo, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Clube de Canoagem de Setúbal.

“No entanto, o dia esteve espetacular, a corrente estava favorável à prática do passeio e não houve vento, nem nevoeiro”, salientou Ernesto Lima. “Apesar da taxa de participação baixa, arrisco a dizer que esta foi a melhor edição de sempre da Descida do Rio Sado.”

A Descida do Rio Sado, organizada com o apoio de diversas entidades e com a participação de atletas federados e turistas náuticos, integrou o calendário dos 16.os Jogos do Sado, programa impulsionado pela autarquia, a decorrer até novembro, com iniciativas que dão primazia aos desportos de ar livre.