Uma apresentação individual, um desfile a concurso e uma coreografia integram o evento, com início às 18h00, no qual mulheres de várias idades mostram os vestidos de chita que idealizaram e produziram com ou sem ajuda de costureiras.

Do total de 18 inscritas, 11 participam na categoria de juniores, para nascidas entre 1986 e 1996, e as restantes na de seniores, nascidas até 1961. A maioria concorre a título individual, mas há também quem provenha de coletividades, nomeadamente da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, da União Desportiva e Recreativa das Pontes e do Grupo Desportivo Independente.

Os critérios de avaliação contemplam aspetos artísticos, analisados de acordo com estilo, postura, detalhe, sentido de apresentação, criatividade e originalidade, e características técnicas, como dinamismo, atenção do público e do júri, autoconfiança, projeção visual e sincronismo dos participantes.

O público paga um bilhete de 15 euros, que, além dos desfiles, dá direito a jantar e a assistir a um espetáculo de variedades com os artistas Sara Margarida, “Xena” e António Serrano.

O concurso, organizado com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que tem um representante no júri, atribui prémios às três primeiras classificadas e de simpatia e fotogenia, aos dois grupos etários.

A iniciativa pretende contribuir para a recuperação histórica deste produto nacional tão característico que resulta em vestidos com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples e dar a conhecer algumas das principais manifestações artísticas que envolvem a cultura e o movimento do desfile.

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril