Fórum de Saúde de Setúbal - terceiro debate prévio - Desigualdades no acesso à saúde

As desigualdades no acesso à saúde estão em análise no dia 18 de fevereiro, a partir das 16h00, no terceiro debate em formato digital preparatório da primeira edição do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”.


O webinar, moderado pelo diretor do jornal O Setubalense/Diário da Região, Francisco Rito, conta com oradores convidados, que abordam várias temáticas relacionadas com “Desigualdades no Acesso à Saúde”.

Duas professoras do Instituto Politécnico de Setúbal, Ana Paula Gato, da Escola Superior de Saúde, e Carla Cibele, da Escola Superior de Educação, participam na sessão, a primeira para abordar os impactes dos estados de privação material na saúde no concelho, a segunda para falar sobre as relações de vizinhança e socialização como fatores de resiliência e capacitação em saúde.

Já o caso particular das dificuldades da população migrante no acesso a cuidados de saúde, concretamente a experiência no concelho, dá mote à intervenção da chefe de Divisão de Direitos Sociais da autarquia sadina, Conceição Loureiro.

Rosa Piteira, da equipa de prevenção da violência no adulto do Centro Hospitalar de Setúbal, fala sobre a violência doméstica enquanto problema de saúde.

As forças de segurança também foram convidadas a participar na sessão para partilharem experiências relacionadas com as desigualdades no acesso à saúde. A comissária Sara Ferreira, da Divisão da Polícia de Segurança Pública de Setúbal, explana a temática das vulnerabilidades da população idosa. A intervenção por parte da GNR está a cargo de Rui Quintinha, comandante do Destacamento Territorial de Setúbal.

As inscrições devem ser feitas pelo preenchimento de um formulário online disponível no link https://bit.ly/39FEP1f . Posteriormente, são enviados para os inscritos os dados de acesso à participação no webinar.

Todas as sessões do Fórum de Saúde são transmitidas em direto no canal de Youtube e na página de Facebook do município de Setúbal.

Este ciclo já contou com duas sessões, nos dias 2, com o tema “Estado de Saúde e Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, e 8, sobre a “Comunicação em Saúde”.

O Fórum de Saúde, que procura também celebrar, em Setúbal, o Dia Mundial da Saúde, assinalado anualmente a 7 de abril, pretende criar um espaço de reflexão e partilha de conhecimento nesta área da sociedade.

A primeira edição, a realizar no dia 8 de abril, conta com duas sessões específicas destinadas a debater o Perfil de Saúde e o Plano de Desenvolvimento de Saúde do Município de Setúbal, ambos em elaboração.

A comissão organizadora do evento é composta, além da Câmara Municipal, pelo ACES Arrábida – Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, pela Associação da Indústria da Península de Setúbal, pela Associação Nacional de Farmácias, pelo Centro Hospitalar de Setúbal, pela Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas e pelo Hospital da Luz Setúbal.

O Instituto para a Conservação da Natureza e das Florestas, o Instituto Politécnico de Setúbal e as juntas de freguesia do concelho, bem como personalidades ligadas à comunidade educativa, ao movimento associativo popular, às instituições particulares de solidariedade social e à Comissão Municipal de Proteção Civil também fazem parte da comissão organizadora.