19° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | Limpeza e desinfeção | 6 de abril

As operações de limpeza e desinfeção do espaço público do concelho centraram-se no dia 6 em diversos bairros, dando continuidade à preocupação de reduzir os riscos para a saúde pública nos agregados populacionais do concelho.


Camarinha, Monte Belo Sul, 2 de Abril, 20 de Julho e Camarinha foram os bairros abrangidos hoje pela operação diária que percorre todos os pontos do concelho, com diversos meios, numa ação que incidiu, entre outros locais, em prédios e contentores de lixo.

Além desta intervenção cirúrgica em cinco bairros com vista a criar condições que eliminem o risco de infeção e propagação da Covid-19, as brigadas de higienização do município voltaram a desinfetar mercados, casos do 2 de Abril, do Livramento e do Rio Azul.

Igualmente devido à maior presença de pessoas, houve ações de desinfeção junto do supermercado Pingo Doce localizado na Avenida Luísa Todi, bem como dos restaurantes Pancada do Mar e Alface, na Rua Praia da Saúde.

Apesar de as ruas da cidade estarem praticamente desertas, em virtude do cumprimento das recomendações de distanciamento social e isolamento por parte da população, os trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal garantem, diariamente, um permanente e intenso esforço de limpeza e desinfeção de todo o território.

Estas operações, que contribuem para conter a ameaça à saúde pública provocada pela propagação da Covid-19, têm um reforço adicional em locais onde se verifica maior presença de pessoas, devido à existência de estabelecimentos comerciais autorizados a funcionar

Os trabalhos de desinfeção das ruas e dos espaços públicos de Setúbal têm vindo, igualmente, a ser desenvolvidos pelas juntas de freguesia, ao abrigo dos acordos de delegação de competências.

Embora seja uma tarefa habitual, a higienização de todo o território foi intensificada neste período graças ao reforço dos meios humanos e materiais habituais com outros da autarquia e do exterior, num esforço para proteção da saúde dos munícipes.

A campanha de desinfeção intensiva, com base numa planificação precisa de passagem programada por locais e todos bairros do concelho, decorre em permanência e insere-se na operação de larga escala desencadeada no âmbito do plano de contingência criado para lidar com a crise de saúde pública.