21° Céu limpo
Coronavírus Covid-19 | Limpeza e desinfeção de ruas | 31 de março

A Câmara de Setúbal tem aumentado de dia para dia a limpeza dos contentores e a higienização das ruas e dos espaços públicos para proporcionar condições de proteção durante a pandemia de Covid-19.


Faltam poucos minutos para as 08h00. Em Setúbal, os trabalhadores municipais das divisões de Higiene Urbana e de Espaços Verdes preparam-se para assegurar a continuidade da limpeza e desinfeção diária de todo o território, munidos de máscaras e outros equipamentos de proteção individual, como luvas e fatos impermeáveis.

Embora seja uma tarefa habitual para estas equipas, a higienização do concelho foi redobrada num esforço da Câmara Municipal de Setúbal, de forma a travar a propagação da pandemia de Covid-19 e proteger a saúde pública de milhares de munícipes.

08h00. Com pouca gente na rua, uma equipa vai assegurando a salubridade da zona da Portela, do Bonfim e da Avenida 5 de Outubro, e respetivas transversais.

As ações, inseridas na operação de larga escala desencadeada pelo município no âmbito do plano de contingência criado para lidar, no concelho, com a crise de saúde pública, têm especial atenção às áreas e espaços públicos onde se verifica maior tráfego pedonal.

Noutra zona da cidade, uma outra brigada da Câmara Municipal, constituída por quatro cantoneiros, com aplicadores de desinfetante à base de hipoclorito de sódio nas costas, foi destacada para a lavagem da Avenida Jaime Cortesão e das ruas Camilo Castelo Branco, Formosa e General Gomes Freire.

Outra equipa ainda, de duas pessoas, efetua a lavagem dos contentores instalados no Bairro Santos Nicolau.

Ao mesmo tempo, há uma outra equipa a limpar e a desinfetar as avenidas 22 de dezembro, Rodrigues Manito e Manuel Gamito.

Bairro de São Gabriel. Varzinha. Meia laranja. Nenhuma rua escapa a estas ações, sem precedentes, iniciadas a 18 de março, com o envolvimento de dezenas de funcionários camarários, que, todos os dias, devido ao atual contexto epidemiológico, reforçam o que era feito em tempos normais.

A par das brigadas de desinfeção municipais, a salubridade do concelho é também assegurada por quatro tratores agrícolas, habitualmente utilizados no tratamento de vinhas, que têm garantido, em permanência, a lavagem de sete quilómetros de rua em uma hora.