Com idades entre os 15 e os 20 anos, Inês Moreira, da ginástica, Rita Ribeiro e Vitória Monteiro, do atletismo, Gabriel Santos, do kickboxing, e os irmãos Afonso e Dinis Costa, do remo, estes através de um testemunho vídeo por se encontrarem em estágio, partilharam, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, as vivências pessoais e desportivas.

A sessão, do ciclo “Conversas ao Final da Tarde… Encontro com o Desporto”, que a Câmara Municipal está a promover no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, demonstrou as vantagens de uma cultura desportiva para a formação de uma sociedade melhor.

O diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da autarquia, Luís Liberato, assinalou que o aumento da taxa de prática desportiva pelos setubalenses, a começar na população jovem, é um desiderato do programa local a decorrer ao longo do ano na sequência da distinção europeia.

Os atletas participantes no encontro “Jovens e Futuro no Desporto” explicaram as razões das escolhas pessoais por esta ou aquela modalidade, revelaram os seus percursos e os objetivos de futuro e falaram sobre aspetos associados ao treino e à alimentação, numa conversa informal que envolveu a participação do público.

A forma de conciliar o desporto com a escola, sem prejuízo de nenhuma dessas duas dimensões, foi um dos assuntos mais discutidos, com os jovens a passarem a ideia de que esse “casamento” é possível e vantajoso.

A prática do desporto de competição, asseguraram, resulta, mesmo, em benefícios para a atividade académica, pelos aspetos associados ao aumento da responsabilidade e da organização.