A Festa da Flor 2017, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do movimento Eva Dream – Florir Portugal, impulsionado por Tó Romano, incluiu, na Praça de Bocage, a feira “O Mundo da Flor”, com cerca de três dezenas de expositores, numa mostra e venda de flores e outros bens e serviços associados, como mel, ferramentas e artesanato produzido com cortiça.

Outro ponto alto foi a construção do “Tapete em Arte Efémera”, com sal e serradura pintados, para dar mais cor ao brasão de Setúbal, em frente do edifício dos Paços do Concelho, pelo estilista Filipe Blanquet e pela designer Isabel Curto Castan, da Associação Art FMR.

O tapete ainda permanece quase intacto, bem como outros que foram construídos com a participação de populares e que representam as silhuetas de Bocage e de Luísa Todi e o símbolo de Município Participado.

De salientar igualmente a participação de cerca de uma centena e meia de pessoas nos vários ateliers de arte floral que decorreram nos Paços do Concelho e na Casa da Cultura.

No dia 27, a realização de dois ateliers no pátio interior dos Paços do Concelho proporcionou um facto curioso e inesperado, já que mais de meio milhar de pessoas aproveitou a abertura do edifício, recentemente requalificado, para o visitar.

Já o 3.º Seminário Tecnologias Aplicadas aos Espaços Verdes, que decorreu no dia 26, no auditório do Mercado do Livramento, contou com a participação de seis dezenas de pessoas, num encontro que refletiu sobre a forma como a tecnologia pode capacitar novas estratégias de gestão de espaços verdes urbanos.

A exposição de uma rua móvel, na placa central da Avenida Luísa Todi, com uma recriação do evento dedicado à flor que tem lugar no Redondo, também captou as atenções do público, assim como a criação de uma mandala pela Mandar’arte e de um quadro e de uma mandala pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, com a ajuda de populares.

O primeiro dia do evento, a 26, encerrou com um baile de danças do mundo, com “A Batalha do Modesto Camelo Amarelo”, na Praça do Bocage, às 21h00.

No dia 27, a Associação de Acordeonistas de Setúbal deu música às ruas da Baixa, enquanto uma “Flower Trupe” animou os locais onde decorreram as atividades da Festa da Flor.

O público mais novo usufruiu de um conjunto de atividades diversas, como o atelier “Arquivista por um Dia”, com a construção de flores de papel, nas arcadas dos Paços do Concelho, além de pinturas faciais, modelagem de balões e jogos didáticos.