“Vamos prevenir. Mexa-se!” A mensagem, aparentemente simples e direta, carrega o peso da importância dada ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), cuja efeméride é assinalada mundialmente a 29 de outubro.

A iniciativa, dinamizada pelo Centro Hospitalar de Setúbal, através do Grupo de Intervenção Enfermeiros Reabilitação Operacional (GIRO) e do Grupo de Profissionais em Forma, com o apoio da Câmara Municipal no âmbito do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, proporcionou uma manhã totalmente dedicada à prática desportiva e a sessões de esclarecimento.

“Quisemos promover o exercício físico como forma de prevenção. O nosso objetivo é sensibilizar para a importância da mudança dos hábitos de vida e acreditamos que a mudança está a acontecer”, sublinha o enfermeiro José Manuel Almeida, responsável pelo GIRO e um dos mentores desta iniciativa.

Os profissionais de saúde presentes na Praça de Bocage distribuíram ainda folhetos informativos acerca dos métodos de prevenção desta doença, considerada a principal causa de morte em Portugal.

“Os números de população afetada pelo AVC estão a diminuir em Portugal, mas ainda continuamos no topo da lista europeia. Os últimos dados anunciavam seis acidentes por hora. É muito e é preciso agir”, alerta.  

Para tal, as recomendações vão no sentido de introduzir mudanças alimentares, de desenvolver práticas saudáveis e do conhecimento dos principais sintomas de um AVC.

"A população já identifica os sinais de alerta, mas ainda vive pegada à realidade do ‘isto passa’. Atenção! Devemos chamar ajuda imediatamente É importante cumprir a janela terapêutica de intervenção, assinalada até quatro horas após um episódio”, adverte José Manuel Almeida.