Henrique Rocha no Setúbal Open 2022

Os tenistas portugueses Jaime Faria e Henrique Rocha qualificaram-se em 1 de setembro para os quartos de final do torneio internacional Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open, numa ronda em que o setubalense Diogo Marques ficou pelo caminho.


Depois de na primeira ronda ter causado surpresa ao eliminar o experiente britânico Mark Whitehouse, Diogo Marques, que nos últimos quatro anos estudou e competiu no circuito universitário norte-americano, não resistiu ao favoritismo do israelita Edan Leshem, perdendo por 6-4 e 6-2 com o oitavo cabeça-de-série e número 470 do mundo, em 1 hora e 42 minutos de jogo.

Apesar da eliminação do jogador do Clube de Ténis de Setúbal, um canhoto de 23 anos que começou a jogar ténis aos 10, ocupa o número 1580 do ranking ATP e participava na prova pontuável para o ranking mundial ATP graças a um convite da organização (wild card), o torneio, organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, tem dois portugueses entre os oito presentes nos quartos de final.

Jaime Faria, de 19 anos e número 748 do mundo, eliminou o marroquino Elliot Benchetrit, que era o quarto cabeça-de-série e ocupa o 455.º posto do ranking ATP, com o resultado de 5-7, 6-4 e 6-2, após duas horas e 31 minutos de jogo, depois de na véspera, na primeira ronda, também ter recuperado de uma desvantagem para vencer o grego Alexandros Skorilas, proveniente da qualificação, por 1-6, 6-1 e 7-5.

Nos quartos de final, a disputar em 2 de setembro, o tenista português mede forças com o francês Sascha Gueymar Wayenburg, um jogador igualmente de 19 anos, mas que detém o estatuto de sexto cabeça de série por ser o número 477 do mundo, sendo agora o jogador mais cotado em prova. Na segunda eliminatória, o francês derrotou o britânico Arthur Fery, 622.º do ranking, por 7-6 (7) e 6-4.

Henrique Rocha, que está presente no quadro principal com um wild card, mas na véspera eliminara o quinto cabeça-de-série, o italiano Luca Potenza, conseguiu o triunfo mais rápido da segunda ronda do quadro de singulares, necessitando apenas de 1 hora e oito minutos para eliminar o qualifyer espanhol Mario González Fernández, com os parciais de 6-1 e 6-2.

De 18 anos e número 951 mundial, Henrique Rocha defronta outro espanhol, Adria Soriano Barrera, de 23 e 648.º do ranking, que na segunda ronda eliminou Daniel Rodrigues, com 6-3 e 7-5. O wild card português, 823.º da tabela ATP, foi afastado um dia após ter derrotado o terceiro favorito do torneio, o indiano Mukund Sasikumar, que é o número 413 do mundo e em 7 de outubro de 2019 chegou a ocupar a 229.ª posição.

Quem também está nos quartos de final, onde defronta o suíço Jérôme Kym, sétimo pré-designado, é o campeão de juniores de Roland-Garros, o francês de 16 anos e 640.º jogador do mundo Gabriel Debru, que venceu por 6-3 e 6-4 o espanhol John Echeverria, o 692.º da tabela, depois de ter afastado o primeiro cabeça-de-série do torneio, o português Gonçalo Oliveira, por 6-3 e 6-2.

À entrada para os últimos três dias do quadro principal, a sétima edição desta prova de 25 mil dólares e categoria Future do circuito da Federação Internacional de Ténis (ITF) já não tinha os cinco primeiros cabeças-de-série, pois o segundo pré-designado, o norte-americano Christian Langmo, de 26 anos e número 425 mundial, foi derrotado por 6-7 (5), 7-5 e 6-2 pelo compatriota Alfredo Perez, 613.º colocado na tabela.

Os quartos de final disputam-se em 2 de setembro, assim como a segunda meia-final de pares, enquanto no dia 3, sábado, jogam-se as meias-finais de singulares, a partir das 10h00, e a final de pares – onde já está a dupla portuguesa Fábio Coelho/Jaime Faria, segunda cabeça-de-série, que se qualificou na quinta-feira graças à desistência do marroquino Elliot Benchetrit e do indiano Sasikumar Mukund –, não antes das 15h00.

A final de singulares está agendada para a manhã de domingo, 4 de setembro, em horário ainda por definir.