18° Céu limpo

A totalidade do concelho de Setúbal constitui uma área de intervenção própria e, em função de no município existirem dois corpos de bombeiros, um sapador, de gestão municipal, e, outro, pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Setúbal, a responsabilidade de atuação prioritária cabe ao corpo de bombeiros profissional, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal é apoiada pelo município, sendo detentora do Corpo de Bombeiros Voluntários de Setúbal.

Ambos os corpos de bombeiros, complementados também pelos meios da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, concorrem e complementam-se para ultrapassar vulnerabilidades e potenciar pontos fortes, constituindo um dispositivo integrado de mais de 150 operacionais, com um mínimo de 30 elementos em permanência, para assegurar os meios e recursos necessários ao socorro na área administrativa do concelho, 24 horas por dia, sete dias por semana. Este dispositivo mantém-se todo o ano, capacitado para resposta eficaz, independentemente da diversidade de cenários em que tenha que intervir.

Centro Municipal de Operações de Socorro

Centro Municipal de Operações de Socorro

Unidade que depende diretamente do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros e que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, para assegurar o atendimento do Número Municipal de Socorro.

Número Municipal de Socorro
800 212 216

Dá resposta a emergências localizadas na área administrativa do concelho de Setúbal e realiza o rápido e correto despacho dos meios do Dispositivo Municipal de Socorro (bombeiros) para o local.

O Centro Municipal de Operações de Socorro encontra-se no quartel da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal e tem o funcionamento assegurado por operadores de comunicações destacados pelos Sapadores de Setúbal, Bombeiros Voluntários de Setúbal e Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa. As duas últimas unidades colaboram por via de um protocolo estabelecido com a Câmara Municipal.

Além do despacho de meios de socorro, assegura igualmente a prestação de informação à população através de seis painéis eletrónicos (cinco na área do Centro Histórico de Setúbal e um no Parque Urbano de Albarquel para aviso de tsunami), da plataforma para aplicações móveis Setúbal SOS e do Twitter oficial da Proteção Civil Municipal (@setubalsos).

Assegura, ainda, a necessária articulação com a Autoridade Nacional de Proteção Civil através do contacto próximo com o Comando Distrital de Operações de Socorro.

À margem das obrigações de maior destaque, o Centro Municipal de Operações de Socorro realiza atividades de recolha e tratamento de informação crítica ao desenvolvimento de operações de socorro, através do recurso a tecnologias de Sistemas de Informação Geográfica.

Bombeiros Voluntários de Setúbal

Bombeiros Voluntários de Setúbal

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Setúbal é uma organização sem fins lucrativos, de interesse geral, com duração indeterminada, sendo considerada pessoa coletiva de utilidade pública administrativa.

O seu âmbito normal de ação circunscreve-se à zona de intervenção que lhe está superiormente determinada e tem a sua sede, na cidade de Setúbal.

A Associação tem, como principais missões a proteção desinteressada de pessoas, bens e património natural e, como objetivo específico, o exercício de atividades de socorro e de outras modalidades de intervenção humanitária, bem como de prossecução de atividades de reconhecido interesse comunitário no domínio da solidariedade social.

As atividades da Associação, cuja estrutura principal terá como base o regime de voluntariado social, desenvolver-se-ão tanto quanto possível em articulação com as demais organizações que integram os dispositivos regionais e nacionais de prevenção, de emergência e socorro, de prestação de cuidados de saúde e outras de proteção à vida humana, incluindo as de entreajuda a estratos da população carecidos de auxílio social.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal

A Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa atua na área social, na prestação de cuidados a idosos e ou dependentes, através do Serviço de Apoio Domiciliário, e na dinamização de atividades lúdicas e convívio intergeracional. Presta apoio a famílias carenciadas com entrega de bens alimentares, vestuário, utensílios domésticos e brinquedos. Através do projeto Cozinha+ Solidária confeciona e disponibiliza refeições a baixo custo.

É parceira da autarquia na área da Educação, sendo madrinha da Escola Básica dos Pinheirinhos, apoiando os cerca de 280 alunos. É, igualmente, parceira no programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. Integra, ainda, o projeto da sede nacional, Portugal Mais Feliz, realizando atendimento social.

Na área da saúde, presta cuidados de enfermagem – dispõe de dois postos de enfermagem –, realiza rastreios e ações de sensibilização em saúde e socorrismo. Possui serviço de transportes especiais de doentes urgentes – serviços de emergência pré-hospitalar, englobados no Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), enquanto posto reserva do INEM, e não urgentes, como transporte de crianças com necessidades especiais, apoio sanitário a eventos realizados com voluntários e serviço de remoção de cadáveres.