Oficina intercultural | Maio - Mês do Diálogo Intercultural

A apresentação do vídeo “Tudo o que nos une”, sobre a diversidade do concelho e o que têm em comum pessoas e grupos de diferentes origens de pertença, integra o programa “Maio, Diálogo Intercultural 2023”, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.


Agendada para 17 de maio, às 18h00, na Casa do Largo, a apresentação de “Tudo o que nos une” é a segunda iniciativa do programa “Maio, Diálogo Intercultural 2023”, que envolve diversas parcerias e começa, no dia 13, com a exibição de curtas de animação, seguida de um atelier de expressão plástica atividade para crianças dos 5 aos 10 anos, que decorre a partir das 10h00 na Sala José Afonso da Casa da Cultura.

Em maio, Setúbal celebra a diversidade e o diálogo intercultural, com a participação de pessoas de diferentes origens, experiências e saberes, valorizando o que une a população.

O programa decorre até dia 27 e termina com uma oficina de culinária, um jantar e um convívio intercultural, em que são partilhadas histórias, tradições e receitas de diferentes países, partir das 15h00, no Centro de Cidadania Ativa.

O recurso audiovisual “Tudo o que nos une”, produzido pela Câmara Municipal com a participação de cerca de 60 pessoas de diferentes grupos de pertença e com características diversas no que diz respeito a experiências de vida, idade ou género, foi gravado nas instalações da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra.

O filme pretende promover a diversidade e a interculturalidade, sensibilizando a comunidade para a importância da sua aceitação e valorização, promovendo práticas dos direitos humanos, a igualdade e a interação positiva.

Nesta iniciativa participaram a Associação de Angolanos e Amigos de Angola (4AS), o Centro Cultural Africano (CCA), a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), o Moto Clube de Setúbal, o Grupo EnvelheSeres, grupos informais de comunidades migrantes e sócios do Vitória Futebol Clube.

Em 13 de maio, a partir das 10h00 na Sala José Afonso da Casa da Cultura, numa iniciativa destinada aos mais novos, são exibidas curtas de animação, seguidas de um ateliê de artes plásticas, num momento de encontro e partilha sobre a temática da interculturalidade que visa desmistificar preconceitos e promover valores e comportamentos baseados na aceitação, diálogo e respeito pelas diferenças.

Esta iniciativa, organizada pela 50 CUTS – Associação Cinematográfica e pelo ICE – Instituto das Comunidades Educativas, com o apoio da Câmara Municipal, tem inscrições abertas até 10 de maio, através do email setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.

Em 20 de maio, às 15h00 na Casa das Imagens, é exibido o documentário “Cesária Évora”, o qual oferece imagens e uma visão inéditas sobre a vida da cantora cabo-verdiana, que, apesar de não corresponder ao modelo normal de sucesso, foi capaz de superar todas as condições que normalmente a afastariam da ribalta – ser uma mulher negra, africana, com mais de 50 anos e proveniente de um contexto pobre.

A organização desta iniciativa está a cargo da 50 CUTS – Associação Cinematográfica, com o apoio da Câmara Municipal, e as inscrições devem ser feitas através dos emails 50cuts.cinema@gmail.com ou setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt.

Em 23 de maio, às 14h30, a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza/Distrito de Setúbal organiza, com o apoio da Câmara Municipal, uma oficina online de storytelling destinada a profissionais e agentes de intervenção em contexto comunitário e intercultural, através da plataforma Zoom, na qual vão ser abordadas as potencialidades do processo de construção de histórias e narrativas em contexto intercultural.

Esta iniciativa, para a qual as inscrições são feitas através dos emails setubal@eapn.pt e setubal.territoriointercultural@mun-setubal.pt, tem como objetivo partilhar conhecimentos sobre os princípios e potencialidades do storytelling e de uma experiência da sua aplicação em contexto de interculturalidade.

O programa fica concluído com a tertúlia gastronómica intercultural marcada para as 15h00 de 27 de maio no Centro de Cidadania Ativa, onde tem lugar uma oficina de culinária, com jantar e convívio intercultural, que inclui a partilha de histórias, tradições e receitas de diferentes países.

A participação na tertúlia culinária, organizada pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e pelo Centro de Cidadania Ativa, com o apoio da Câmara Municipal, requer inscrição prévia através do número de telefone 265 547 450 ou do email claudiaandre@cooperativaseies.org.

A Câmara Municipal tem sete entidades parceiras no programa “Maio, Diálogo Intercultural 2023”, nomeadamente 50 CUTS – Associação Cinematográfica, Associação de Angolanos e Amigos de Angola (4AS), Associação dos Imigrantes Romenos Mica Romanie, Centro Cultural Africano (CCA), ICE – Instituto das Comunidades Educativas, SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social e EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza / Distrito de Setúbal.

Neste programa, o município conta ainda com o apoio da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, do Moto Clube de Setúbal, do grupo EnvelheSeres e dos Sócios do Vitória Futebol Clube.