O Setúbal Drone Race 2017, organizada pelo Clube de Aeromodelismo de Setúbal, é um evento desportivo do quadro da FPAm – Federação Portuguesa de Aeromodelismo, como prova da classe F3U Internacional a contar para o campeonato da Europa da Fédération Aéronautique Internationale.

A competição, reservada a pilotos com licença internacional, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, com apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito dos 14.os Jogos do Sado, é igualmente pontuável para a final europeia da European Rotor Sport Association.

Participam na segunda edição da Setúbal Drone Race, com entrada gratuita em ambos os dias da prova a realizar no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, instalado no Vale da Rosa, pilotos de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Irlanda e Macedónia.

A Setúbal Drone Race 2017, com competição apenas na vertente de corrida, inclui, no dia 29, treinos livres a partir das 10h00 e mangas qualificativas após as 15h00. Neste dia, às 18h30, há ainda uma demonstração de Freestyle, categoria que este ano, ao contrário da edição passada, não está em competição.

No dia seguinte, a 30, a Setúbal Drone Race 2017 reserva uma segunda ronda de qualificações a partir das 10h00 e competições entre as 12h00 e as 15h30, hora a que se realiza a final. O encerramento do evento desportivo e a cerimónia de entrega de prémios estão previstos para as 16h00.

O relvado, que normalmente é utilizado para a dinamização de variadas modalidades desportivas, como futebol e râguebi, é transformado num circuito com cerca de 105 metros de comprimento, delimitado por bandeiras e com alguns obstáculos para a corrida de drones.

Esta nova modalidade desportiva, em expansão em todo o mundo, incluindo em Portugal, com cada vez mais praticantes, consiste em manipular um multirrotor, aparelho com uma asa rotativa controlada por rádio controlo e com, pelo menos, três motores equipados com hélice.

Os aparelhos, com um peso de cerca de 800 gramas, podendo alcançar uma velocidade superior a 30 metros por segundo (mais de 100 quilómetros por hora), são equipados com câmaras que transmitem imagens on board ao piloto, através de uns óculos, que permitem ver a pista na perspetiva do aparelho.