Durante dois dias, a Escola Secundária D. João II, na Camarinha, é a casa do certame, com a realização de um conjunto de iniciativas que incluem workshops, stands temáticos, demonstrações de produtos e serviços, atividades para famílias e jovens, concursos de robótica, torneios de Minecraft, Counterstrike e FIFA 16 e uma conferência de especialistas.

De entrada gratuita, a E-TECH PORTUGAL, organizada, no âmbito da Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, pela escola de programação E-CODE e a Associação Nacional de Professores de Informática, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem como objetivos refletir sobre a importância crescente das Tecnologias da Informação, Comunicações e Eletrónica, em Portugal, e divulgar a empregabilidade digital como aposta no futuro.

O evento conta como parceiros a Google, a Microsoft, a IBM, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a Direção-Geral de Educação, a Agência Nacional de Inovação, a Associação Nacional de Jovens Empresários, o Instituto Politécnico de Setúbal, a CDI Portugal, a Universidade de Lisboa, a Porto Editora, a Promethean, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e a ATEC – Academia de Formação, entre outros.

Os visitantes têm à disposição cerca de vinte expositores que apresentam o que de melhor se faz em Portugal e no mundo na área tecnológica. Podem ainda conhecer de perto a Sala do Futuro da Direção-Geral da Educação, participar em workshops gratuitos de Office 365 e Sway, da Microsoft, e noutros de Impressão e Modelação 3D e de Realidade Virtual.

De salientar a iniciativa Museu dos Videojogos, que traz a Setúbal mais de vinte consolas e jogos “de outros tempos”, numa oportunidade para mostrar aos mais novos como antes se jogava neste tipo de equipamentos.

Paralelamente à Feira Tecnológica, está previsto um ciclo de conferências sobre empregabilidade digital, com a presença de responsáveis de multinacionais, investidores, investigadores e profissionais. Fernando Carvalho Rodrigues, o “pai” do satélite português, é um dos nomes de vulto ligados à área da tecnologia já confirmados neste evento a decorrer da Escola Secundária D. João II.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, marca presença na sessão de abertura do evento, dia 3, às 09h30, no dia 3, a que se segue a inauguração oficial da feira, às 10h30.

Além da autarca, o evento conta, entre outras individualidades, com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa, do diretor-geral da Educação, José Vítor Pedroso, da diretora da Segurança Social de Setúbal, Natividade Coelho, da diretora-adjunta do Centro Emprego Formação Profissional de Setúbal, Luísa Oliveira, do presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, e do eurodeputado Carlos Zorrinho.