30° Céu limpo
E-Tech Portugal 2019 - quarta edição

Mais de quatro mil pessoas passaram pela E-Tech Portugal 2019, certame com feira tecnológica, conferência, workshops e concursos de robótica, drones e gaming, realizado nos dias 10 e 11 de maio no cais 3 do porto de Setúbal.


A quarta edição da E-Tech, organizada em parceria pela Câmara Municipal de Setúbal, EDUGEP – Escola de Programação, Associação Nacional de Professores de Informática, Associação da Indústria da Península de Setúbal e Instituto Politécnico de Setúbal, contou com uma área de 2700 metros quadrados destinada à apresentação das últimas novidades da tecnologia, com mais de cinco dezenas de expositores.

Entre os mais de quatro mil visitantes que entraram na feira, nos dois dias, é de salientar, segundo Tiago Oliveira, da organização, “a vinda de mais de um milhar de alunos, organizados em visitas de estudo, provenientes de várias escolas, de norte a sul do país”.

A conferência “Transformação Digital”, com a presença de cerca de quatro dezenas de personalidades de reconhecido mérito na área das tecnologias, contou com perto de 200 inscritos.

O vereador com o pelouro da Educação, Ricardo Oliveira, participou, no sábado, no painel “Transformação Digital na Cidade”, no qual destacou os esforços realizados pela autarquia para que o processo de transformação digital em Setúbal “se desenvolva de forma inclusiva, acessível a todos e sem esquecer as pessoas”.

O encontro foi duplamente creditado para o Plano de Formação de Professores nas componentes geral e específica de informática e com certificação no âmbito da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho para o público em geral.

A E-Tech 2019 contemplou mais espaços de diversão e de jogos, uma maior diversidade de iniciativas a decorrer em simultâneo, divididas por zonas temáticas, bem como um espaço dedicado ao networking empresarial e profissional, num ambiente dinâmico, propício à criação de relações comerciais duradouras.

Uma das zonas mais animadas foi o Espaço Gaming, onde centenas de crianças e jovens experimentaram, gratuitamente, vários jogos e participaram em torneios de FIFA 19 e de Counter Strike.

Destaque, igualmente, para o concurso Edutech que premiou os projetos de robótica e programação apresentados por nove clubes de informática de escolas de vários locais do país, para o Parrot Drone-Tech Challeng e para a realização de dez workshops gratuitos sobre vários temas, no programa E-Tech Talks by Volkswagen Autoeuropa, que contaram com 120 participantes.

A E-Tech Portugal 2019 encerrou na tarde do dia 11 com a entrega de prémios dos concursos e torneios realizados ao longo dos dois dias, a que se seguiu a sessão de encerramento da conferência, com intervenções do vereador Ricardo Oliveira, do diretor da EDUGEP, António Gonçalves, da presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, Fernanda Ledesma, do diretor-geral da Associação Industrial da Península de Setúbal, Nuno Maia, e da vice-presidente do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos.