Executivo municipal visita EB 2,3 Barbosa du Bocage

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, anunciou na manhã de 27 de setembro, em visita à EB 2,3 Barbosa du Bocage, que a autarquia está a ultimar um projeto de ampliação para garantir o funcionamento da escola a tempo inteiro.


“Temos este projeto em desenvolvimento com a possibilidade de, já no próximo ano, se iniciarem as obras de ampliação desta escola”, adiantou o autarca na visita que permitiu “avaliar, em conjunto com os professores, como está a decorrer o início deste novo ano letivo”.

O projeto está em desenvolvimento pelos serviços camarários e contempla a criação de um novo edifício escolar, com cerca de 2500 metros quadrados, para receber as novas valências de pré-escolar e 1.º ciclo.

A ampliação da EB 2,3 Barbosa du Bocage, a qual é concretizada pelo alargamento, na zona poente, do atual perímetro do recinto escolar, contempla ainda a criação de novos espaços polidesportivos exteriores.

Este projeto de reforço da rede educativa concelhia, frisou o presidente André Martins, vai permitir a “implementação da escola a tempo inteiro, algo que, infelizmente, ainda não acontece em todas as escolas”.

A vice-presidente da autarquia, Carla Guerreiro, que tem o pelouro da Educação, vincou que este trabalho cumpre o duplo objetivo de alargar “com qualidade” e de aliviar EB n.º 12 das Amoreiras, atualmente “a funcionar em regime duplo”.

A ampliação da EB 2,3 Barbosa du Bocage permite ainda alcançar, na ótica da autarca, uma mais-valia em termos educacionais. “A ligação do pré-escolar ao 1.º ciclo traz vantagens muito interessantes.”

O diretor do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage, António Caetano, que conduziu a visita pelo recinto escolar, realçou que a ampliação “traz uma melhoria substancial ao nível do ensino”.

A alteração é acompanhada da requalificação urbanística do espaço público envolvente, em particular na Rua Engenheiro Henrique Cabeçadas, a qual, de acordo com o projeto, passará a ter a entrada principal, com a inversão das zonas de portaria da escola.

A visita da manhã de 27 de setembro, enquadrada no arranque do novo escolar, na qual participaram ainda os vereadores Carlos Rabaçal, Pedro Pina e Rita Carvalho, a par de técnicos municipais, serviu ainda para identificar necessidades da escola.

A nível de intervenções no recinto, o Executivo municipal tomou nota de algumas requalificações necessárias, nomeadamente a nível de reforço estrutural, as quais podem vir a ser executadas em simultâneo com a ampliação da escola.

Nesta matéria, a vice-presidente Carla Guerreiro alertou para a “necessidade urgente de requalificação da EB 2,3 Barbosa de Bocage, a qual, finalmente, entrou na lista de prioridades do Governo como segunda prioridade no concelho de Setúbal”.

Aquando da transferência de competências na área da Educação para as autarquias, a requalificação desta escola não tinha sido considerada pelo Ministério da Educação.

 “Após muita insistência da Câmara de Setúbal e da comunidade educativa foi, finalmente, considerada, embora não haja, para já, previsão de datas para início das obras”, referiu a autarca.

A propósito da visita, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, falou ainda numa oportunidade “de constatar o empenho e a dedicação dos docentes nesta e a forma entusiasmada com que lidam com os alunos, proporcionando um bem-estar na escola e melhores condições de aprendizagem”.