EB n.º 6 do Monte Belo hasteia bandeira verde Eco-Escolas

A importância da educação ambiental para a construção de sociedades mais sustentáveis foi destacada na manhã de 10 de março pela vice-presidente da Câmara de Setúbal, Carla Guerreiro, no hastear da bandeira verde Eco-Escolas na EB n.º 6 do Monte Belo.


“Este é um programa de extrema importância no município de Setúbal, com a participação regular de mais de duas dezenas de estabelecimentos de ensino”, afirmou a autarca sobre o Eco-Escolas, o qual encoraja a promoção das escolas enquanto locais privilegiados para a educação ambiental e sustentabilidade.

Na EB n.º 6 do Monte Belo, a bandeira verde é hasteada consecutivamente desde o ano letivo 1997/1998. “É um exemplo a seguir, de um projeto educativo muito forte e enraizado, tal como acontece em todos os estabelecimentos de ensino que pertencem ao Agrupamento de Escolas Luísa Todi”, vincou a vereadora Carla Guerreiro, que detém os pelouros do Ambiente e Educação.

A vice-presidente destacou ainda que a participação das escolas do concelho no programa internacional da Foundation of Environmental Education, que chegou a Portugal em 1996 através da Associação Bandeira Azul da Europa, não é feita apenas pelo reconhecimento e para hastear a bandeira verde.

“As escolas contribuem, efetivamente, para a retirada de muitas toneladas de materiais em aterro”, assinalou, ao conhecer as várias ações ambientais promovidas com as crianças na EB n.º 6 do Monte Belo, como a reciclagem de pilhas, papel, plástico e resíduos de origem orgânica.

Nesta escola, as crianças das brigadas do refeitório já sabem que os restos alimentares são para ser depositados no contentor castanho, destinado à separação e reciclagem dos biorresíduos na origem, recolhidos depois pelos serviços camarários no âmbito do projeto “Setúbal Composto Tem + Valor”.

A estas juntam-se iniciativas que aliam a sustentabilidade ambiental à solidariedade, como é o caso da recolha de roupa usada para doação e de tampinhas de plástico. “Tudo o que conseguirmos recolher podemos transformar”, reiterou a autarca, para depois destacar a importância da edução ambiental nas escolas.

“A transmissão dos valores de preservação e sustentabilidade ambiental através das crianças é fundamental. Só neste agrupamento de escolas estamos a falar de mais de dois mil alunos, que podem replicar e transmitir aos familiares as preocupações e ações que dinamizam e aprendem nas escolas.”

A bandeira verde Eco-Escolas 2021-2022 foi hasteada na EB n.º 6 do Monte Belo em cerimónia que contou com crianças do primeiro e terceiro anos que, quando questionados sobre a importância de promover a reciclagem e a sustentabilidade ambiental, provaram que a lição estava bem estudada.

Prontamente de dedo no ar para responder ao desafio, Pedro, a frequentar o 3.º ano, foi perentório na afirmação de não querer “um futuro cheio de lixo”, enquanto Constança, mais nova, do 1.º ano, disse que não quer “lixo no mar com peixes cheios de plástico”.

Além do Eco-Escolas, a EB n.º 6 do Monte Belo faz também parte do programa Escola-Azul, programa educativo do Ministério da Economia e Mar, que tem como missão promover a literacia do oceano e criar gerações mais responsáveis e participativas, que contribuam para a sustentabilidade.

A cerimónia contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, que enalteceu o empenho da criançada em matéria de proteção ambiental. “Vocês agem para preservar o ambiente e lutam pela esperança de um mundo melhor com mais qualidade de vida.”

Já o diretor do Agrupamento de Escolas Luísa Todi, António Baptista, além de destacar a importância dos programas educativos de índole ambiental, frisou o contributo da comunidade escolar para “ajudar a preservar o ambiente e a tornar o território mais agradável para viver”.

A nível nacional, o programa Eco-Escolas premiou, no ano letivo 2021-2022, um total de 1896 estabelecimentos de ensino, públicos e privados, num universo de 2042 escolas que se candidatas ao galardão, sendo que no concelho de Setúbal foram reconhecidos 21 dos 23 estabelecimentos de ensino que submeteram candidatura.

O programa, destinado a todos os graus de ensino, galardoou em Setúbal, além da EB n.º 6 do Monte Belo, as escolas básicas Luísa Todi, do Bairro Afonso Costa, Barbosa du Bocage, n.º 11 Humberto Delgado, n.º 4 dos Pinheirinhos, da Gâmbia, do Alto da Guerra e do Montinho da Cotovia, e a EB 2,3 de Azeitão.

APPACDM de Setúbal, Colégio Santa Ana, Centro Paroquial Nossa Senhora da Anunciada/JI Aquário, Colégio Adventista de Setúbal, Escola Profissional de Setúbal, Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade também receberam a bandeira verde.

Foram ainda distinguidas as quatro escolas que integram o campus setubalense do Instituto Politécnico de Setúbal, as escolas superiores de Ciências Empresariais, de Educação, de Saúde e de Tecnologia.