A terceira edição do Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade, que decorre durante a manhã, aborda a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar – Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”.

A abertura dos trabalhos, marcada para as 09h30, está a cargo do vereador Carlos Rabaçal, da Câmara Municipal de Setúbal, e da presidente do Conselho de Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Lídia Sequeira.

O primeiro painel, com início às 10h00, moderado pelo diretor adjunto de informação da RTP André Macedo, tem como tema a “Valorização Sustentável dos Recursos do Mar” e conta com quatro intervenções.

Sérgio Faias, da Docapesca, aborda a importância da valorização do pescado e a transferência de valor para o setor, enquanto o presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos, fala sobre a aposta do ensino superior na formação em tecnologias do mar.

Há ainda duas intervenções sobre a valorização sustentável dos recursos marinhos por parte de Francisco Espregueira Mendes, da empresa Telles de Abreu e Associados, e de Gunvor Alida Endresen, da Embaixada da Noruega em Lisboa, que apresenta o caso específico deste país europeu.

Após uma pausa para café, o seminário prossegue às 11h30 com uma mesa redonda sobre as “Oportunidades da Economia Azul para a Região de Setúbal”, que tem como moderador o diretor adjunto de informação da RTP Paulo Sérgio.

Neste painel participam Pedro Ferreira, da empresa Exporsado, ligada à ostricultura, Gonçalo Esteves, do Clube Náutico de Cascais, Joana Moreira da Silva, da associação Blue Bio Alliance, que tem como objetivo criar uma rede nacional de cadeia de valor dos recursos marinhos, e Hugo Henriques, da empresa de reparação e manutenção naval Sopromar.

O seminário, com sessão de encerramento às 12h45, é de participação gratuita, mediante inscrição, através dos contactos 265 542 023 e ssilva@portodesetubal.pt

A Semana do Mar – Setúbal 2016, organizada numa parceria da autarquia com a APSS, com um vasto leque de atividades ao longo de sete dias, de participação gratuita e dirigidas à população, que integra o calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, inclui, nomeadamente, visitas aos navios Sagres, Creoula e Vera Cruz.