A edição de 2018 da Feira de Sant’Iago realiza-se ao longo de 16 dias, entre 21 de julho e 5 de agosto. O recinto funciona de segunda a quinta-feira, das 18h00 à 01h00, com o horário a ser alargado até às 02h00 na sexta-feira. Ao fim de semana, a feira abre às 16h00, encerrando no sábado às 02h00 e no domingo à 01h00.

As inscrições para participação no certame são feitas entre 1 e 29 de março no Secretariado da Feira, a funcionar no Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no edifício do Mercado do Livramento.

A deliberação camarária define que o período para apresentação de propostas a lugares no recinto pelos concorrentes cujos pedidos de inscrição foram admitidos decorre entre 16 a 30 de abril, no mesmo local.

As propostas entregues no prazo estipulado são abertas, por setor de atividade, a 7 de maio, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, ato reservado aos interessados e perante o júri.

Já as taxas referentes à participação na Feira de Sant’Iago 2018 são obrigatória e integralmente pagas na Tesouraria da Câmara Municipal de Setúbal no prazo de cinco dias úteis após afixação de edital com lista de lugares a adjudicar.

O documento indica que a Comissão Organizadora da Feira de Sant’Iago pode alterar “o número de lugares definidos para os diversos setores, se o número de pedidos de inscrição o justificar e a planta de ordenamento da feira o permitir.”

Os comerciantes que pretendam ocupar o Parque de Apoio a Feirantes devem manifestar essa vontade, por escrito, no ato de contratualização.

O edital da Feira de Sant’Iago 2018 define ainda que a Câmara Municipal de Setúbal pode deliberar “isenções e reduções no pagamento de taxas no setor de expositores a instituições cuja natureza e atividade o justifiquem”.

Escolas com apoios financeiros

A atribuição de apoios financeiros aos agrupamentos escolares do concelho para aquisição de material de desgaste, atividades de ação educativa e despesas de funcionamento foi também deliberado.

Um dos apoios financeiros concedidos, no valor de 24 mil euros, diz respeito a despesas de funcionamento relativas a manutenção e reparação de equipamentos de cozinha no ano letivo 2017-2018.

Aos agrupamentos de escolas Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Ordem de Sant’Iago, Sebastião da Gama e de Azeitão é atribuída, a cada um, uma verba de 4500 euros, enquanto o Agrupamento de Escolas Lima de Freitas recebe 1500 euros.

A Câmara Municipal de Setúbal deliberou ainda um apoio financeiro de 18.448 euros para aquisição de material de desgaste e dinamização de atividades de ação educativa, neste caso referente ao terceiro período do corrente ano letivo.

O agrupamento de Azeitão, com 642 alunos do primeiro ciclo, recebe 2568 euros, enquanto ao agrupamento Barbosa de Bocage, com 913 alunos, calha o montante de 3652 euros.

Já aos agrupamentos escolares Sebastião da Gama e Lima de Freitas, respetivamente com 760 e 384 alunos, a autarquia concede 3040 e 1536 euros.

O apoio financeiro é também concedido ao agrupamento Luísa Todi, com 1133 alunos, o que resulta na atribuição de uma verba de 4532 euros, e ao agrupamento Ordem de Sant’Iago, com 780 estudantes, neste caso no montante de 3120 euros.

A deliberação camarária destaca que estes apoios visam a “dignificação e promoção do trabalho educativo”, assim como o aumento da “qualidade do ensino e da aprendizagem”

"Portugal Tem Lata" em série apoiada

A celebração de um protocolo de apoio à produção da série audiovisual sobre a indústria conserveira “Portugal Tem Lata”, que inclui uma comparticipação financeira de 10 mil euros, foi igualmente aprovado pela autarquia.

O protocolo é celebrado com a Newtalks Comunicação, Lda., empresa que, destaca a deliberação camarária, “tem desenvolvido um trabalho relevante na área da produção audiovisual e na divulgação do património cultural em Portugal”.

O objetivo desta colaboração é a realização da série audiovisual “Portugal Tem Lata”, baseada na história e evolução da indústria conserveira portuguesa, nomeadamente na cidade de Setúbal.

“Por a mesma contribuir para a valorização do património e forte tradição conserveira da cidade”, destaca o documento aprovado, a Câmara Municipal de Setúbal decidiu a atribuição de um apoio financeiro no valor de 10 mil euros.

No âmbito do protocolo, a Newtalks Comunicação cede ao município os direitos de exibição da série na cidade, numa ou em várias sessões especiais, gratuitas, destinadas ao público em geral.

A empresa compromete-se a assegurar a presença dos realizadores nas exibições a realizar no concelho e a mencionar o apoio da autarquia no genérico do filme e em todos os suportes de comunicação.

Cabe ainda à Newtalks Comunicação disponibilizar, gratuitamente, um ficheiro vídeo em formato digital de alta qualidade e vinte DVD de “Portugal Tem Lata” após exibição da série na RTP e saída em circuito comercial.