Mais de três dezenas de ecopontos são instalados a partir de dia 4 nas escolas de ensino básico da rede pública do concelho, no âmbito de um projeto de educação ambiental promovido pela Câmara Municipal de Setúbal.


Os ecopontos, de menor dimensão, são réplicas dos equipamentos que integram a rede de recolha seletiva existente no espaço público do concelho, com dois contentores para a deposição diferenciada de plástico e metal e de papel e cartão.

A iniciativa, enquadrada na estratégia de educação e sensibilização ambiental do município, visa sensibilizar as crianças e os jovens para a importância da separação seletiva de resíduos e, assim, fomentar a criação de hábitos ambientalmente sustentáveis.

Além disso, contribui para o alargamento da rede de recolha seletiva de resíduos sólidos urbanos ao dotar as 34 escolas do concelho com gestão municipal desta valência ecológica.

O projeto da Câmara Municipal de Setúbal teve início, a título experimental, na Escola Básica da Brejoeira, em Azeitão, com a instalação do primeiro ecoponto.

O investimento global da instalação de todos os equipamentos, integralmente suportado pelo município, é superior a 22 mil euros.

A recolha dos resíduos sólidos depositados nestes ecopontos especiais é feita pela empresa de tratamento e valorização de resíduos urbanos Amarsul, no âmbito da colaboração com a autarquia neste projeto sensibilização.