Protocolo apoia investigação intercultural
A Câmara Municipal de Setúbal aprovou na reunião pública extraordinária do dia 12 de janeiro a celebração de um protocolo de colaboração com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa no âmbito do desenvolvimento de um projeto de investigação sobre desempenhos escolares na etnia cigana.
O EduCig – “Desempenhos escolares entre os Ciganos: investigação-ação e projeto de co-design”, desenvolvido pelo ISCTE e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, pretende identificar e compreender as trajetórias de estudantes ciganos integrados no ensino secundário nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e as respetivas aspirações de acesso ao ensino superior.
O projeto contempla a realização de atividades de formação, nomeadamente um currículo comum que certifique profissionalmente e com o 12.º ano estudantes ciganos e não ciganos que deixaram o sistema escolar, bem como formação certificada sobre história, cultura e modos de vida ciganos dirigida a escolas, agentes educativos e outros técnicos.
O ISCTE convidou o município de Setúbal a participar no projeto através da integração na Rede EduCig – Plataforma Colaborativa sobre Políticas Públicas e Ciganos Portugueses/Roma.
Esta rede visa estimular o contacto e a cooperação entre diferentes entidades e atores para a partilha de conhecimento, recursos e boas práticas e para disseminação de resultados científicos que contribuam para melhorar a inclusão das pessoas e famílias ciganas, particularmente na área das políticas públicas, sobretudo em domínios como a educação, formação, empregabilidade e habitação.
Numa primeira fase, a colaboração da autarquia na Rede EduCig consiste na “divulgação de atividades e outputs relevantes do projeto, sobretudo das ofertas formativas, através dos meios de comunicação disponíveis e de parceiros estratégicos”, indica a deliberação camarária.
Já o ISCTE assegura a realização de ações de capacitação sobre história, cultura e modos de vida ciganos dirigidas a profissionais e técnicos que desenvolvam atividade na área da educação e, eventualmente, a técnicos que trabalhem na área social e da habitação.
A médio-longo prazo, de acordo com o interesse dos vários intervenientes, pretende-se que a Rede EduCig mantenha a atividade com ações e objetivos mais abrangentes, como, por exemplo, a coprodução e partilha de informação científica e técnica acerca da formação e educação dos jovens ciganos em Portugal e das suas condições de empregabilidade e a reflexão conjunta sobre implicações políticas e práticas dessa informação.
Escolas apontam à Ciência Viva
A Câmara Municipal de Setúbal vai celebrar protocolos de parceria com os agrupamentos de escolas de Azeitão e Sebastião da Gama que visam o desenvolvimento de candidaturas ao Clube Ciência Viva.
Os dois agrupamentos têm em curso o desenvolvimento de candidaturas à Rede Nacional de Clubes Ciência Viva, que visam a criação nas escolas de espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, de forma a promover o ensino experimental das ciências.
Os Clubes de Ciência Viva têm como principais objetivos a promoção da literacia científica e tecnológica, a articulação entre o ensino formal e não formal, a modernização dos modelos e estratégias de ensino, a abertura da escola à comunidade local e a disseminação de boas práticas e recursos.
Os protocolos a celebrar entre a autarquia e os agrupamentos de escolas de Azeitão e Sebastião da Gama visam o apoio e cooperação no desenvolvimento das atividades a realizar no âmbito da implementação dos clubes, para fomentar a relação entre as escolas e a comunidade.
“O município de Setúbal promove o ensino das ciências experimentais, através do Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais, aos alunos do ensino público do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico, o Clube Ciência Viva proporcionará uma continuidade destas atividades nos ciclos de ensino subsequentes”, indicam as deliberações camarárias.
Estas parcerias permitem o acesso das escolas a equipamentos e espaços públicos, a recursos educativos, a atividades de interesse, ao envolvimento em projetos educativos promovidos pelo município e a partilha de experiências e conhecimentos.
No âmbito destes protocolos, a Câmara Municipal de Setúbal compromete-se a apoiar o desenvolvimento de atividades educativas, a cooperar com os agrupamentos de escolas no desenvolvimento profissional contínuo dos professores e a fomentar uma ligação mais estreita das escolas à comunidade científica e à produção de conhecimento e inovação.
Já os agrupamentos vão fomentar a abertura da escola à comunidade local, através do incentivo ao estabelecimento de parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D (investigação e desenvolvimento), museus e outras instituições culturais.