Os programas e projetos de promoção e educação para a saúde desenvolvidos pelo Gabinete de Saúde da Câmara Municipal de Setúbal têm, por base, as linhas orientadoras emanadas pela Organização Mundial de Saúde, a Direção-Geral de Saúde e a Direção-Geral de Educação.

O Guia de Saúde assume-se como um importante veículo de transmissão de informação referente à área da saúde. Tem um papel relevante na divulgação e abordagem de inúmeros temas, tais como clarificação de factos associados a doenças, divulgação de eventos, partilha de receitas, medidas de segurança e promoção de hábitos de vida saudáveis.

A produção dos conteúdos do Guia de Saúde resulta de parcerias com as seguintes instituições: Agrupamento dos Centros de Saúde da Arrábida, Centro Hospitalar de Setúbal, Hospital da Luz, Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Educação – Instituto Politécnico de Setúbal, Agrupamentos de Escolas e Escolas do Concelho de Setúbal, Farmácias do Concelho, IPSS’s, os vários serviços do município, entre outros.

Dada a presença do Gabinete de Saúde no Mercado do Livramento, associando o passado, presente e o futuro, numa perspetiva de valorização do edifício, de quem nele trabalha, de quem o utiliza, de quem o visita, dos seus produtos, das suas gentes, com a tónica de informar para promover a adoção de hábitos saudáveis, foi criado o Espaço Saúde.

Este é um espaço que promove o atendimento descentralizado no que concerne aos cuidados de saúde, no âmbito da literacia para a saúde.

Realiza a promoção de comportamentos saudáveis e a prevenção de doenças relacionadas com as seguintes áreas:

  • Obesidade
  • Diabetes
  • Hipertensão arterial
  • Hábitos tabágicos
  • Poderá aceder ao Portal do Serviço Nacional de Saúde
  • Realização da vacina da gripe aos munícipes pertencentes aos grupos vulneráveis.

De referir que o Espaço Saúde marca igualmente presença no Mercado 2 de Abril.

Nesses dois equipamentos, em resposta ao pedido de colaboração do ACES Arrábida e no âmbito do Plano de Contingência da Gripe Sazonal, realiza-se, periodicamente, campanhas públicas de vacinação contra a gripe.

O projeto “Saúde nas Nossas Mãos” tem como objetivo alertar para a importância da correta lavagem das mãos e a sua implicação na nossa saúde.

O programa é desenvolvido em parceria com a Unidade de Cuidados à Comunidade Península Azul – ACES Arrábida.

As ações são promovidas em escolas, jardins de infância, parques e espaços públicos, sempre que possível com o treino efetivo dos passos recomendados para a adequada lavagem das mãos.

O Programa “Setúbal Verão + Saudável” pretende sensibilizar e alertar a população para a adequada utilização dos recursos naturais, para a importância de medidas preventivas face à exposição solar prolongada, alimentação saudável, atividade física, hidratação, entre outros.

As ações visam abranger distintos públicos-alvo, nomeadamente crianças e jovens, adultos e população idosa, em locais como praias, parques e jardins públicos, piscinas, entre outros. Para a efetivação do programa são habitualmente estabelecidas parcerias.

O “ O Sol é meu Amigo” é o nome de um projeto, cujo objetivo é alertar as crianças e jovens para os riscos associados à exposição solar e sensibilizar para comportamentos promotores de saúde. Este projeto está inserido num programa designado “Setúbal Verão + Saudável”.

O Movimento Saúde, Escola e Eu pretende consolidar uma estratégia concertada entre instituições assente na promoção da saúde na comunidade educativa com linhas orientadoras e metas de intervenção comuns, iniciada no ano de 2016.

 

Documentos Relacionados