163.º aniversário de elevação de Setúbal a cidade

A visita Paços do Concelho de Portas Abertas realizada no dia 19 foi uma das iniciativas em destaque das comemorações do 163.º aniversário da Elevação de Setúbal a Cidade, que incluíram ainda o hastear da bandeira do município e uma atuação musical.


As comemorações associadas à Elevação de Setúbal a Cidade começaram com o hastear da bandeira do município na varanda dos Paços do Concelho e com um apontamento musical pelo Coro Setúbal Voz.

Na cerimónia, estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, vereadores e presidentes de juntas de freguesia, a par de outros responsáveis e populares.

Após este momento, um grupo de munícipes fez uma visita guiada aos Paços do Concelho e teve a oportunidade de conhecer alguns dos serviços da Câmara Municipal e áreas menos acessíveis ao público, como a Sala de Reuniões da Presidência.

Em breves explicações em cada um dos serviços, o técnico municipal José Luís Catalão começou por lembrar que até ao século XVI a sede da Câmara Municipal esteve instalada num edifício no Largo Dr. Francisco Soveral, antigo Largo da Ribeira Velha.

A ocorrência do incêndio em 1910, durante a Implantação da República, que destruiu os Paços do Concelho e a reconstrução do edifício num projeto conduzido pelo arquiteto Raul Lino foi outro tema abordado.

O grupo teve oportunidade de visitar os serviços de atendimento e gestão documental, de património, de contabilidade e de compras, que funcionam no piso térreo dos Paços do Concelho.

Ainda no rés do chão, os participantes conheceram a Sala do Município, onde existe a lista de todos os presidentes de câmara, o brasão da cidade, algumas geminações e prémios recebidos, além de um quadro alusivo à elevação de Setúbal a cidade.

Numa segunda fase da visita, o grupo esteve nas instalações da Divisão de Comunicação e Imagem, localizadas no sótão do edifício e onde funcionou, durante décadas, o Arquivo Municipal.

Os serviços de apoio aos órgãos municipais, a Sala de Sessões, onde se realizam as reuniões da Câmara e da Assembleia Municipal, o Salão Nobre e a varanda foram outros dos pontos de passagem.