Um conjunto de pequenas intervenções de requalificação dos acessos pedonais no Monte Belo Sul, na sequência da eliminação de contentores de resíduos sólidos urbanos na via pública, está a ampliar a mobilidade em diversos arruamentos.


A substituição dos contentores convencionais de superfície por sistemas de recolha subterrâneos, normalmente designados por moloks, por parte dos serviços municipais, permitiu eliminar várias reentrâncias para a colocação dos antigos contentores, ampliando a área de circulação pedonal.

Complementarmente a esta ação do município, a Junta de Freguesia de S. Sebastião está a proceder à reconfiguração das zonas onde os contentores foram eliminados, repondo pavimentos e lancis, em benefício da mobilidade de peões.

Para além da melhoria da mobilidade e da imagem urbana, a expansão do sistema subterrâneo de deposição e recolha de lixo permite beneficiar as condições de higiene, assim como assegurar uma recolha mais eficiente dos resíduos.

Os moloks são mais funcionais e têm uma capacidade de depósito seis vezes superior aos contentores de superfície, o que favorece a qualidade do espaço público, principalmente em bairros com uma grande densidade populacional.