Maria das Dores Meira | Embaixadora para o Clima

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, participou no dia 29, enquanto Embaixadora para o Clima, no lançamento do Pacto Europeu para o Clima em Portugal, assumindo o compromisso de entidade mobilizadora da sociedade no combate às alterações climáticas.


No encontro, realizado por videoconferência, a autarca sublinhou o trabalho do município setubalense na adaptação às alterações climáticas, em particular com a requalificação da imagem urbana, construção de novos espaços verdes, a requalificação da frente ribeirinha e a promoção de circuitos curtos alimentares, como a criação de hortas urbanas e modernização dos mercados municipais.

Maria das Dores Meira frisou que Setúbal tem feito uma forte aposta na mobilidade sustentável, com a construção de ciclovias e a implementação e promoção da mobilidade não agressiva para o meio ambiente, como é o caso da recente entrada em funcionamento da rede de trotinetas elétricas na cidade.

A embaixadora de Setúbal para o clima realçou, igualmente, que uma das principais medidas locais na adaptação às alterações climáticas foi a criação do Parque Urbano da Várzea, que funciona como importante bacia de retenção para redução do risco de cheias e como pulmão verde no centro da cidade, que contribui para a diminuição da poluição e o efeito de ilha de calor humano.

Maria das Dores Meira, enquanto embaixadora para o clima, comprometeu-se a dar continuidade ao trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para sensibilização e envolvimento dos munícipes para as causas climáticas, além de promover a cooperação entre organizações da sociedade civil em ações de defesa do clima.

O Pacto Europeu para o Clima foi lançado em dezembro de 2020 e surgiu no contexto do Pacto Ecológico Europeu, com a perspetiva de ampliar a partilha de informações, o debate e a ação sobre a crise climática.

O objetivo é ajudar os cidadãos europeus a agir na vida quotidiana relativamente ao combate às alterações climáticas e à transição ecológica, inspirando-se mutuamente de forma a que todos possam dar o seu contributo.

O Pacto Europeu para o Clima visa informar, inspirar e promover a cooperação entre pessoas e organizações, sejam elas autoridades nacionais, regionais ou locais, empresas, sindicatos, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, grupos de consumidores, organizações de investigação e inovação ou cidadãos.

O Pacto Europeu para o Clima tem por base atividades já em curso, que vão ser alargadas, desencadeando novas ações, o que proporciona oportunidades de aprendizagem, intercâmbio, cocriação e colaboração.

Para tal, o cumprimento destes objetivos conta com a intervenção dos embaixadores, um conjunto de pessoas de diferentes quadrantes, oriundas de toda a Europa, que têm em comum o empenhamento na ação climática.

O evento de hoje contou, ainda, com as participações de Alexandre Almeida, coordenador do pacto para Portugal, António Vicente, chefe-adjunto da representação da Comissão Europeia em Portugal, Pedro Oliveira, coordenador da estratégia 4M, Eunice Maia, da Eunice Granel, Sofia Grilo, da Reboot, Ana Raquel Sousa, da CeiiA, Bruno Lisboa e João Kraeski, da Livre Para, e Cláudia Domingues, responsável de comunicação na IKEA Portugal.