A iniciativa, realizada a 12 de março, no Pavilhão Desportivo de Aranguês, sob a égide da Federação Portuguesa de Esgrima (FPE) em conjunto com a Sala de Armas Esgrima Sadina do Clube “Os Sadinos”, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, teve como conceito principal a partilha de práticas pré-existentes e de modelos desenvolvidos pela modalidade.

Dirigido a atletas e treinadores da FPE, o encontro contou com a participação de vários representantes das salas de armas Espada Negra, de Lisboa, e Gemac, do Porto, entidades praticantes de esgrima histórica em vertentes e épocas diferentes da modalidade agora desenvolvida pelo grupo de trabalho sadino.

Ao longo da iniciativa, os participantes foram convidados à experimentação, análise e reflexão sobre o presente e o futuro da modalidade, o que se traduziu num intercâmbio de experiências.

Na presente época desportiva, “Os Sadinos”, através da classe de esgrima moderna, e na modalidade de “espada”, têm vindo a promover a presença de Setúbal no calendário de provas nacionais da Federação Portuguesa de Esgrima.

No seguimento do 1.º Encontro Desportivo de Esgrima Histórica, o Pavilhão Municipal João dos Santos, em Setúbal, recebe, nos dias 20 e 21 de maio, o Campeonato Nacional de Espada e Sabre, com praticantes de todo o país.

Ainda com vista à participação noutras atividades, nomeadamente no X Encontro de Esgrima Histórica de Torre de Hércules, agendado para agosto, na Galiza, Espanha, está em formação uma equipa na modalidade de esgrima seiscentista, denominada de Verdadeira Destreza, que representa a FPE, a qual inclui elementos da classe sadina de esgrima histórica na sua constituição.