Mostra de Curtas Metragens - Semana Temática das Deficiências e Incapacidades

Contributos para a quebra dos estigmas relacionados com a saúde mental foram partilhados no dia 9, num encontro cultural realizado no âmbito da 12.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades.


A iniciativa, intitulada Mostra de Curtas-Metragens, teve como objetivo discutir, de forma séria mas descomprometida, a saúde mental nas suas diversas vertentes, bem como quebrar estigmas pela arte e pela cultura.

O encontro, realizado no Cinema Charlot – Auditório Municipal, iniciou-se com a apresentação dos trailers oficiais do Festival Mental, que organizou a mostra em parceria com a autarquia, e um debate subordinado ao tema “Promoção e Prevenção de Saúde Mental: como é porquê?”.

Os medos, a ansiedade, a depressão, a doença bipolar e a solidão foram alguns dos temas em discussão no encontro, que teve lugar no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

Em destaque esteve também o M-Cinema: Festival Internacional de Curtas, com oito filmes de países entre Portugal, Hungria, Chipre, Turquia, Japão e Austrália, sendo a saúde mental o tema transversal entre os títulos de ficção, animação e documentário.

Após a exibição das obras cinematográficas, houve espaço para um debate aberto ao público.

A Mostra de Curtas-Metragens, desenvolvida em parceria com o Festival Mental, faz parte da programação da 12.ª Semana Temática das Deficiências e Incapacidades, que decorre até dia 10 de dezembro, numa organização do Grupo Concelhio para as Deficiências e Incapacidades – Setúbal, constituído, entre outras entidades, pela Câmara Municipal de Setúbal.