Festival Express'arte 2023

O Express’Arte – Encontro de Expressões Artísticas regressa em maio com a 24.ª edição, que decorre entre os dias 3 e 17 de maio com um programa em Setúbal e Palmela que divulga a atividade artística desenvolvida por pessoas com deficiência como forma de facilitar a inclusão.


Em Setúbal, o programa percorre, entre 7 e 14 de maio, cinco espaços com literatura, cinema, teatro e dança, numa organização da APPACDM de Setúbal, com o apoio das câmaras municipais dos dois concelhos e de outras entidades.

Nesta 24.ª edição, integra a primeira edição da “Feira do Livro Arrábita”, promovida pela Editora Arrábita.

O certame, a realizar no dia 7 de maio, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça de Bocage, inclui o lançamento dos livros infantis “De que cor é o lápis cor de pele?” e “Hoje acordei cor de rosa”.

Além da Praça de Bocage, o Express’Arte está presente no Cinema Charlot – Auditório Municipal, no Auditório José Afonso, no espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística e no Parque de Vanicelos.

Entre outras iniciativas, a programação integra a exibição, também no dia 7, às 21h30, em local a anunciar, da curta-metragem italiana “Dadalove”, de Ugo Giacomazzi, que conta a história da companhia Teatri Alchemici DaDaDaùn, cujos atores têm todos Síndrome de Down.

Também estão previstas estreias de performances cénicas e de dança, como “A que horas passa o autocarro?”, pelo Grupo de Teatro Puzzle, a 10, às 18h30, no Charlot, e “O Mundo Ideal”, apresentação da Mostra da Casa, pela Passos e Compassos e pelos vários CACI da APPACDM de Setúbal, a 11, às 11h00, no Auditório José Afonso.

No dia 13, o espaço A Gráfica – Centro de Criação Artística acolhe, às 16h00, “GIUFÁ?!”, performance resultante de uma residência entre a APPACDM de Setúbal e a companhia Monstro Colectivo, e, às 17h30, o debate “Direito ao Ponto”, sobre os direitos das pessoas com deficiência.

O programa do ExpressArte reserva, ainda, o VI Encontro de Grupos de Percussão “Inclu’Som” no Parque de Vanicelos, no dia 14, a partir das 11h00.

Desde 1999 que o Express’Arte se constituído como um espaço de valorização e divulgação das potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade, promovendo os seus trabalhos a nível distrital e nacional.

Além de Setúbal, o Express’Arte estende-se ao concelho de Palmela, onde, a 3 e 17 de maio, respetivamente, decorre a abertura e o encerramento do festival.