A I Jornada “Ao Partilhar Cuidamos”, dinamizada pela Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, envolveu a participação de profissionais de saúde de diferentes áreas, com o objetivo de contribuir para a consolidação de sinergias indispensáveis à obtenção de ganhos em saúde para os utentes.

A defesa de serviços de saúde de qualidade para o concelho e para a região e o apoio na luta contra a redução ou encerramento de serviços nos estabelecimentos hospitalares foram destacados pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, na sessão de abertura do evento, durante a manhã.

“O Serviço Nacional de Saúde continua a afirmar-se como um serviço de excelência que é fundamental valorizar, não descurando, nunca, a necessidade de o defender, porque, como vimos nos últimos quatro anos, haverá sempre quem esteja interessado em regressar ao passado”, salientou a autarca.

A iniciativa prosseguiu com a temática da “Prevenção de alterações miofuncionais em terapia da fala”, pelas especialistas Carmo Conde e Sandra Bonito, que vincaram que “o sistema estomatognático que inclui a sucção, a mastigação, a deglutinação, a articulação e a respiração, é fundamental para a qualidade de vida”.

Uma hipotonia acentuada, com diminuição do tónus muscular, da língua e dos lábios, salientaram, “é a principal consequência da manutenção de uma alimentação à base de semissólidos”.

A informação e sensibilização às famílias e educadores para a deteção de sinais perturbadores do bom funcionamento das estruturas orofaciais, compostas por boca e face, e respetivo encaminhamento para a terapia da fala foi outra das questões abordadas pelas especialistas.

Na apresentação seguinte, sobre o “Contributo da fisioterapia para a promoção e proteção da saúde”, Madalena Gomes da Silva, da Escola Superior de Saúde de Setúbal, acentuou que “a fisioterapia desempenha um papel muito importante desde a saúde infantil à saúde no idoso”.

Além de um debate, o período da manhã incluiu outros dois painéis temáticos, conduzidos pelo bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Telmo Batista, sobre “Custo eficácia em cuidados de saúde primários”, e pelo higienista oral Mário Rui Araújo, com o título “Saúde Oral – Plano B”.

O encontro prosseguiu no período da tarde com um conjunto de painéis temáticos, dinamizados por profissionais de saúde e da educação e de técnicos dos serviços sociais, numa partilha de experiências e troca de conhecimentos com vista à melhoria da saúde partilhada e integrada.

O encerramento da I Jornada “Ao Partilhar Cuidamos” esteve a cargo de Isabel Pinto, do Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida, com “A importância da interligação entre o Médico de Família e a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados”.