O evento, organizado pela Casa da Poesia de Setúbal, com apoio, entre outros, da Câmara Municipal, constituiu-se como um espaço de reflexão sobre temas ligados à criação poética e de partilha de poemas de diversos poetas portugueses.

Na parte da manhã, os participantes reuniram-se numa sessão de boas-vindas, na Casa da Baía, a que se seguiu uma troca e venda de livros de poesia.

O encontro prosseguiu no Mercado do Livramento com oferta de poemas aos utentes, naquele que se revelou um dos pontos altos do evento. “Foi muito bonito. A praça estava cheia e os participantes adoraram”, referiu a presidente da Casa da Poesia de Setúbal, Alexandrina Pereira.

O período da manhã dos Encontros Poéticos de Setúbal terminou com uma sessão de partilha de poemas e de ideias por parte dos autores inscritos, no auditório do Mercado do Livramento.

No programa da tarde, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, com a participação do vereador da Cultura, Pedro Pina, João Reis Ribeiro moderou um painel composto pelos poetas Joaquim Pessoa, que abordou a “Diversidade da criação poética”, e Maximiano Gonçalves, com uma alocução sobre “Poesia – Inspiração ou trabalho”.

A atriz Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, declamou poemas de cada um dos autores antes do início das apresentações.

No segundo painel, moderado por José António Chocolate, os editores Miguel de Almeida, da Esfera do Caos, e José Tavares, da Letras Paralelas, falaram sobre “Partilha, publicação e edição”. Já a escritora Dina Barco abordou a “Motivação e didática da prática poética nas escolas”.

O encontro terminou com a leitura do poema “Serra-Mãe”, de Sebastião da Gama, por Célia David, e com um moscatel de honra. 

Dado o “sucesso” da primeira edição, Alexandrina Pereira garante que os Encontros Poéticos de Setúbal são para continuar, com caráter anual, e assume como objetivo a internacionalização do evento, através do convite à participação de associações de poesia de outros países.

“O balanço é muito positivo. O nosso objetivo é dar a conhecer Setúbal através da poesia e isso foi conseguido, pois tivemos uma boa adesão de pessoas vindas de outras cidades do país”, sublinhou a presidente da Casa da Poesia de Setúbal.

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril

Cravo. 25 de Abril

COMEMORAÇÕES DO 25 DE ABRIL

TRANSMISSÃO EM DIRETO
DA SESSÃO SOLENE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL

25 de Abril . 10h00 . Fórum Municipal Luísa Todi

Cravo. 25 de Abril