Setúbal é um dos sete municípios europeus que integram o “Future of Europe – Reload”, projeto financiado pela União Europeia que pretende desenvolver, entre 2018 e 2020, ações de reforço da identidade das populações enquanto cidadãos de uma Europa comunitária.

O encontro deste mês realizou-se em Shtip, na Macedónia, país em vias de integrar a União Europeia.

O euroceticismo e o euro-otimismo foram os eixos temáticos do encontro, o qual, além dos anfitriões e da delegação de Setúbal, contou com os contributos dos restantes municípios que integram o projeto, ou seja, Aksakovo, na Bulgária, Victoria, na Roménia, Montserrat, na Espanha, Ozarow Mazoviecki, na Polónia, e Nughedu Santa Vitória, na Itália.

A iniciativa serviu para potenciar a troca de impressões sobre a política de alargamento da União Europeia, tendo assumido especial importância para os representantes de Shtip, uma vez que a Macedónia é um país candidato a integrar a comunidade europeia.

“Future of Europe – Reload” representa a continuação natural de um outro projeto, “Europa no Futuro – Multifacetada e Unificada”, desenvolvido entre 2015 e 2017, que integrou, além de Setúbal, Nughedu Santa Vitória e Aksakovo, a cidade espanhola Igualada, que não participa nesta nova edição.

A versão atual “Reload”, um dos 15 projetos aprovados pela União Europeia de um total de mais de três centenas de candidaturas, prossegue em outubro em Setúbal.

O encontro na cidade portuguesa tem como tema principal “Porquê a Europa? A Europa aos olhos dos não europeus”, com o objetivo de focar questões relacionadas com o fenómeno da migração e na correta integração de minorias étnicas e culturais nas sociedades em que são acolhidas e vivem.