Ações de promoção e divulgação da modalidade junto da comunidade escolar e da população sénior foram dinamizadas na primeira parte da iniciativa, que decorreu entre as 09h00 e as 12h30, tendo depois sido realizados vários jogos de boccia nos seis campos preparados para o efeito.

Na vertente competitiva da primeira jornada do projeto anual “Boccia Escolar 2012/13”, para crianças e jovens a frequentar estabelecimentos de ensino básico do concelho, participaram duas equipas de três elementos, uma convidada, da EB 2,3 de Alcochete, e outra da EB 2,3 Luísa Todi, tendo a formação anfitriã vencido a competição por 6-3.

Além da vertente competitiva, a iniciativa para crianças e jovens, organizada pela EB 2,3 Luísa Todi, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e várias associações e instituições, deu a conhecer o trabalho realizado nos treinos regulares nas escolas e fomentou a competição do boccia em ambiente escolar.

A iniciativa, com a participação de elementos de nove escolas, foi dinamizada no âmbito do Campeonato Distrital de Desporto Escolar Adaptado, estando outras atividades já marcadas para o próximo ano, a primeira em março e a segunda em abril, esta integrada no programa dos “11.os Jogos do Sado”.

O encontro da modalidade contou ainda com a realização da iniciativa “Campeões de Desporto Adaptado na Terceira Idade – Boccia Senior”, evento organizado pela Autarquia em conjunto com a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas Deficientes e a EB 2,3 Luísa Todi.

Na atividade para a população sénior, com a presença de 35 munícipes que integram o projeto municipal “Desportivamente em (Re)Forma”, foram apurados três elementos que vão representar Setúbal, já a 3 de dezembro, na final regional do “Torneio Sempre Jovens”, com participantes da Área Metropolitana de Lisboa, a realizar no pavilhão da FIL, em Lisboa.