13° Muito nublado

Soluções sustentáveis para o desenvolvimento dos territórios e promotoras da mitigação das alterações climáticas estão em reflexão em Setúbal, nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, num workshop dinamizado no âmbito do projeto internacional BEACON.


Este workshop, a realizar na Casa da Baía, na qual é esperada meia centena de participantes, é o primeiro de um conjunto que o BEACON – Bridging European and Local Climate Action, projeto financiado pela German European Climate Initiative, dinamiza ao longo de 2019.

O projeto BEACON resulta de uma parceria internacional entre 33 municípios, incluindo Setúbal, da Alemanha, de Portugal, da Grécia, da Polónia, da Roménia e da República Checa, com vista à partilha de experiências e à criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.

A sessão de abertura do workshop, dia 31 de janeiro, às 09h00, com o tema “Climate Change Mitigation: Municipal – Led Energy Communities & Transition Pathways”, conta com intervenções da vereadora do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, e um representante da agência Adelphi.

O uso de energias renováveis, gestões comunitárias, alterações climáticas, estratégias e planos adotados por municípios para a redução das emissões de dióxido de carbono são algumas temáticas em análise no encontro, com oradores de várias entidades e organizações nacionais e internacionais.

Os workshops do projeto BEACON, de caráter transnacional e adaptados às necessidades dos diversos membros participantes da iniciativa europeia, servem de base para o desenvolvimento de ações locais que fomentem a economia de baixa emissão de carbono.

O BEACON tem como objetivo estabelecer uma rede de cooperação e de parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização.