O evento, organizado pela Casa da Poesia de Setúbal com apoio, entre outros, da Câmara Municipal, tem início na Casa da Baía com uma sessão de boas-vindas aos participantes, às 09h30, a que se segue uma troca e venda de livros de poesia.

O encontro prossegue às 11h00, no Mercado do Livramento, com oferta de poemas aos utentes. Meia hora depois, é exibido, no auditório deste espaço comercial, no primeiro piso, o vídeo “Setúbal é um mundo”, seguido da leitura de poemas por parte dos poetas inscritos.

Na parte da tarde, os Encontros Poéticos de Setúbal mudam-se para a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal onde tem início, às 15h00, um painel moderado por João Reis Ribeiro com a participação dos poetas Joaquim Pessoa, que aborda a “Diversidade da criação poética”, e Maximiano Gonçalves, com uma alocução sobre “Poesia – Inspiração ou trabalho”.

A atriz Célia David, do Teatro Animação de Setúbal, declama poemas de cada um dos autores antes do início das apresentações.

Segue-se um segundo painel, moderado por José António Chocolate em que Miguel de Almeida, da editora Esfera do Caos, e José Tavares, da Letras Paralelas, falam sobre “Partilha, publicação e edição”. Já a escritora Dina Barco aborda a “Motivação e didática da prática poética nas escolas”.

O encontro termina com a leitura de um poema de Sebastião da Gama por Célia David.