"Então cá estamos" em exposição na Casa das Imagens

“Então cá estamos!”, exposição com mais de duas dezenas de desenhos de Maria Eduarda Colares, foi inaugurada a 20 de janeiro na Casa das Imagens Lauro António, espaço municipal onde se mantém patente até 30 de março.


A mostra, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal partilha com o público 24 trabalhos que resultam do desafio de desenvolver a criatividade e a técnica através da aguarela, caneta e lápis de cor abraçado pela artista após o diagnóstico de doença de Parkinson em 2020.

Estão também patentes objetos utilizados na realização dos desenhos, lápis, borrachas, aguarelas e canetas, além de uma fotografia de Maria Eduarda Colares captada em 1975 na agência de publicidade Abrinício por Carlos Paulo Barata Simões, um desenho feito quando era criança e outro da autoria do avô, Fernando Colares, de 1964.

Maria Eduarda Colares, falecida a 12 de outubro, aos 79 anos, foi companheira de vida de Lauro António e deu um importante apoio no processo de criação da Casa das Imagens, equipamento cultural que acolhe o acervo doado pelo cineasta à Câmara Municipal, com perto de 50 mil peças, em diferentes conteúdos, relacionadas com os audiovisuais.

Além da carreira como publicitária e diretora criativa, durante a qual criou campanhas inesquecíveis como “Diga bom dia com Mokambo”, “Luso, tão natural como a sua sede” e “Foi você que pediu um Porto Ferreira?”, Eduarda Colares foi responsável pela imagem e comunicação da TVI e escreveu o livro de contos “Coisas que não se dizem”.

A inauguração da exposição “Então cá estamos!” contou com as participações, entre outros, do vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, e do filho de Eduarda Colares e Lauro António, Frederico Corado, que mantém colaboração com a autarquia.

A exposição “Então cá estamos!”, de entrada gratuita, pode ser visitada pelo público até 30 de março na Casa das Imagens Lauro António – Biblioteca, Mediateca e Arquivo, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e ao sábado, das 14h00 às 18h00.