Covid-19 | Inquéritos epidemiológicos | formação

Uma equipa constituída por seis funcionários disponibilizados pela Câmara Municipal de Setúbal está a apoiar as unidades de saúde pública do concelho na elaboração de inquéritos epidemiológicos no âmbito da covid-19.


Os seis técnicos superiores que compõem esta equipa, a qual se encontra a realizar um trabalho de rastreamento fulcral para identificar e interromper cadeias de transmissão de covid-19, receberam formação especializada ministrada pelo Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, que coordena os inquéritos.

O grupo, com telemóveis disponibilizados pela autarquia, assegura contactos todos os dias, incluindo fins de semana e feriados.

Cada contacto de inquérito e respetivo procedimento envolvente pode durar, em média, entre 40 a 60 minutos.

Esta equipa de funcionários municipais está mobilizada desde janeiro para a execução desta tarefa que acelera a realização dos inquéritos epidemiológicos, o que permite reforçar a resposta no rastreio de contactos de doentes infetados por covid-19 e o seguimento de pessoas em vigilância ativa.

O trabalho desenvolvido por este grupo, em estreita parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, ganha especial importância numa altura em que se regista um aumento do número de novos casos de casos de infeção por SARS-CoV-2.